PARFOR: formação de professores-cursistas no Estado do Maranhão: o Curso de Pedagogia / PARFOR: Teacher training in the state of Maranhão: A Course in Education

Authors

  • Ilma Vieira do Nascimento Universidade Federal do Maranhão
  • Lélia Cristina Silveira de Moraes Universidade Federal do Maranhão
  • Maria Alice Melo Universidade Federal do Maranhão http://orcid.org/0000-0002-6172-1608

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3661

Keywords:

Condições de funcionamento dos cursos, Educação Básica, Programa emergencial

Abstract

Este artigo resulta de parte de uma pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente, de um Programa de Pós-Graduação em Educação. Objetiva analisar as repercussões das condições de realização de Programas Emergenciais, tendo em vista a prática pedagógica dos professores-cursistas a serem desenvolvidas em escolas públicas de municípios maranhenses. Estes programas são tratados como expressão de determinadas ações governamentais que compõem o elenco da política educacional brasileira, orientada em seus encaminhamentos para a melhoria da Educação Básica, atualmente. O estudo centra o processo formativo no Curso de Pedagogia. A abordagem adotada é qualitativa e envolveu 12 cursistas, oriundos de três polos situados em mesorregiões geográficas. Além da pesquisa documental e bibliográfica, utilizaram-se questionários com perguntas abertas para captar expectativas e percepções sobre o curso realizado. A pesquisa revelou relativo êxito no que se refere à valorização dos profissionais da educação, bem como a possibilidade de ampliação de conhecimentos sobre a docência; porém demonstrou a persistência de um crucial problema a envolver programas focalizados de formação de professores que se encontram em exercício da docência, ou seja, as exíguas condições de trabalho necessárias ao processo formativo.

Palavras-chave: Condições de funcionamento dos cursos. Educação Básica. Programa emergencial.

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Author Biographies

Ilma Vieira do Nascimento, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão, Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campus Universitário Bacanga, Av. dos Portugueses, 1966, 65085-508, São Luiz, MA, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: I.V. NASCIMENTO. E-mail: <ilmavi@terra.com.br>.

Lélia Cristina Silveira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão, Curso de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campus Universitário Bacanga, Av. dos Portugueses, 1966, 65085-508, São Luiz, MA, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: I.V. NASCIMENTO. E-mail: <ilmavi@terra.com.br>.

Maria Alice Melo, Universidade Federal do Maranhão

Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão - Educação

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Published

2017-06-08

How to Cite

Nascimento, I. V. do, Moraes, L. C. S. de, & Melo, M. A. (2017). PARFOR: formação de professores-cursistas no Estado do Maranhão: o Curso de Pedagogia / PARFOR: Teacher training in the state of Maranhão: A Course in Education. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(2), 239–254. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3661

Issue

Section

Thematic Section: Teacher Training: Challenges and perspectives