Professores iniciantes dos cursos de licenciatura: corrosão ou constituição de novas profissionalidades? / Beginning teachers of degree courses: Corrosion or constitution to new professionalities
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3657Keywords:
Condições do trabalho docente, Curso de licenciatura, Formador de docentes, Profissionalização docenteAbstract
investigação aqui relatada está centrada na perspectiva de que a presença de um corpo docente renovado vem atuando nos cursos de formação de professores e exigindo um olhar mais apurado
para as condições de ingresso e de trabalho, bem como para as práticas e para o apoio institucional como fatores fundantes da profissionalidade de professores iniciantes. O foco do estudo está direcionado para a relação entre as condições de trabalho e a constituição da profissionalidade desses formadores de professores que iniciam sua carreira no ensino superior. Pretende-se, assim, identificar os possíveis fatores de corrosão e/ou de constituição de novas profissionalidades de professores formadores que atuam em diferentes cursos de licenciatura de instituições públicas e privadas. Os dados foram coletados junto a seis professores dessas instituições por meio de entrevistas. Foram identificados fatores de corrosão da profissionalidade, como a intensificação, precarização e individualização do trabalho, ao lado de fatores constitutivos da profissionalidade, assentados no compromisso ético, social e cultural e, especificamente, na busca pela aprendizagem da docência a partir dos conflitos e contradições da sala de aula.
Palavras-chave: Condições do trabalho docente. Curso de licenciatura. Formador de docentes. Profissionalização docente.
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