Educação de bebês: entre a linearidade e a narrativa

Authors

  • Iury Lara Alves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2939

Keywords:

Currículo, Educação de bebês, Narrativa

Abstract

Este texto propõe discutir a dimensão curricular para a educação de bebês no contexto da Educação Infantil. Para tanto, os referenciais teóricos utilizados foram os das discussões referentes à abordagem ontogenética das representações sociais em diálogo com a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Ao assumir tal perspectiva, o artigo examina diferentes significações sobre criança e identifica prescrições relativas às práticas educativas destinadas aos bebês. Por meio da análise de um episódio ilustrativo da atividade de um bebê no contexto do berçário, discute-se o valor da narratividade para o desenvolvimento infantil, tomando-a como elemento orientador para se pensar o currículo para a Educação de bebês. Os resultados indicaram, primeiramente, a necessidade de uma construção pedagógica e social do ato educativo destinado à criança pequena; em segundo lugar, pautando-se em reflexões advindas a partir do episódio selecionado, busca-se sugerir uma possibilidade de se pensar o currículo como narração, de modo a atender essa especificidade educacional, uma vez que o grupo de informantes consultados, nesse caso, os bebês, se apresentou de forma potente, ativa e inventiva nas suas relações com os adultos, seus pares e o espaço do berçário.

Palavras-chave: Currículo. Educação de bebês. Narrativa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Iury Lara Alves, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança, 78060-900, Cuiabá, MT, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: I.L. ALVES. E-mail: <laraalves.iury@gmail.
com>.

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança, 78060-900, Cuiabá, MT, Brasil. 

References

Abric, J.C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: Moreira, A.S.P.; Oliveira, D.C. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, 1998. p.27-38.

Alves, I.L. Bebês, por entre vivências, afordâncias e territorialidades infantis: de como o berçário se transforma em lugar. 2013. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013.

Andrade, D.B.S.F. A criança na educação infantil: por entre Emílias e Chapeuzinhos. Revista de Educação Pública, v.16,

n.31, p.97-104, 2007a.

Andrade, D.B.S.F. O lugar feminino na escola: um estudo em representações sociais. Cuiabá: UFMT, 2007b.

Andrade, D.B.S.F.; Haddad, L.; Cordeiro, M.H. A criança nas entrelinhas dos discursos de acadêmicos brasileiros sobre

professor da educação infantil. In: Conferência Internacional sobre Representações Sociais,11., 2012, Évora. Anais... Évora: Universidade de Évora, 2012.

Ariès, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Castorina, J.A.; Kaplan, C.V. Las representaciones sociales: problemas teóricos y desafíos educativos. In: Castorina,

J.A. (Org.). Representaciones sociales: problemas teóricos y conocimientos infantiles. Barcelona: Gedisa, 2003. p.9-27.

Cavallari, S. Representações sociais sobre o aprender do bebê, segundo acadêmicos de pedagogia da UFMT. 2012.

Dissertação (Mestrado) - Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.

Chombart De Lauwe, M.J. Um outro mundo: a infância. São Paulo: Perspectiva, 1991. (Coleção Estudos, v.105).

Goodson, I.F. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis: Vozes, 2008.

Jodelet, D. As representações sociais um domínio em expansão. In: Jodelet, D. (Org.). As representações sociais.

Rio de Janeiro: UERJ, 2001. p.17-43.

Moscovici, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

Moscovici, S. Representações sociais: investigação em psicologia social. 7.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

Prout, A. The future of childhood: Towards the Interdisciplinary study of children. London: Falmer Press, 2005.

Ramos, C.A.R. De mãe substituta a babá malvada?: representações sociais sobre professora de bebês segundo acadêmicos de Pedagogia da UFMT: Campus Cuiabá. 2012. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2012.

Sennett, R. The conscience of the eye: The design and social life of cities. New York: Norton & Company, 1990.

Silva, T.T. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Silveira, G.L. Berçário como lugar: significações segundo profissionais de educação infantil das unidades de atendimento à criança de até três anos no município de Cuiabá. 2013. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá,

Vigotski, L.S. Manuscristo de 1929. Educação e Sociedade, ano 21, n.71, p.21-44, 2000.

Vigotski, L.S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

Vigotski, L.S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, v.21, n.4, p.681-701, 2010.

Vygotski, L. S. El problema de la edad. In: Vygotski, L.S.

Published

2015-05-15

How to Cite

Alves, I. L., & Andrade, D. B. da S. F. (2015). Educação de bebês: entre a linearidade e a narrativa. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(1), 1–11. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2939