A criança de seis anos no ensino fundamental na perspectiva de mães e professoras

Authors

  • Michelha Vaz Pedrosa Instituto Federal de Educação
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a249

Keywords:

Literacy, Elementary school, Family, Childhood

Abstract

A presente pesquisa investigou como as mães representam a entrada da criança de seis anos no Ensino Fundamental e a imagem que têm da alfabetização nas turmas de seis anos, buscando verificar a existência de influência de sua parte sobre o trabalho das professoras neste quesito. O estudo desenvolveu-se por meio da abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação, o questionário, a entrevista semiestruturada e o diário de campo. Os sujeitos pesquisados foram seis mães e cinco professoras regentes do primeiro ano de escolaridade de duas escolas da rede pública municipal de educação da cidade de Muriaé/MG. Os resultados indicaram uma tendência por parte das mães em associar o atual primeiro ano de escolaridade à antiga primeira série, o que as leva, em muitos momentos, a depositar sobre a criança de seis anos e sobre o trabalho da escola as mesmas expectativas de aprendizagem e desenvolvimento antes depositadas nas crianças de sete anos.

 

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Author Biographies

Michelha Vaz Pedrosa, Instituto Federal de Educação

Pedagoga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Núcleo de Gestão Pedagógica. Estr. da Tartaruga, s/n., Muquiçaba, Guarapari, ES, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.V. PEDROSA. E-mail: <michelha.pedrosa@ufv.br>.

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa

Professora Doutora, Universidade Federal de Viçosa, Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação. Viçosa, MG, Brasil.

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Published

2012-06-22

How to Cite

Pedrosa, M. V., & Andrade Vaz de Mello, R. M. (2012). A criança de seis anos no ensino fundamental na perspectiva de mães e professoras. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(1), 43–54. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n1a249

Issue

Section

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos