Entre conhecimentos específicos e pedagógicos: dificuldades encontradas em docentes da área da Saúde

Autores

  • Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel Universidade Federal de Santa Maria
  • Sílvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniela Tonús Universidade Federal de Santa Maria
  • Thaise Lopes Grigolo de Vargas Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2489

Palavras-chave:

Área de saúde, Desenvolvimento profissional docente, Docência em saúde, Docência universitária, Ensino superior, Prática docente

Resumo

Este artigo é decorrente da pesquisa “Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas de conhecimento e sua influência na atuação docente”. Buscou-se analisar as dificuldades encontradas na prática docente de nove professores da área da saúde de uma instituição de ensino superior pública. Para tanto, utilizaram-se dados encontrados nas entrevistas narrativas referentes a um dos eixos norteadores da entrevista: Área do saber acadêmico em ação, e trata, mais especificamente, do indicador dificuldades encontradas na docência. Os resultados evidenciaram desafios inerentes à carreira, tais como: formação pedagógica; falta de prática profissional no início da carreira docente; professor como reprodutor do conhecimento; novo perfil de estudantes e inovações tecnológicas; administração dos valores éticos e morais; solidão pedagógica. Considera-se a necessidade de investimentos por parte da instituição e do corpo docente na busca de aperfeiçoamento e superação dos desafios impostos.

Palavras-chave: Área de saúde. Desenvolvimento profissional docente. Docência em saúde. Docência universitária. Ensino superior. Prática docente.

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Biografia do Autor

Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária, Camobi, 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil. 

Sílvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação. Santa Maria, RS, Brasil.

Daniela Tonús, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Terapia Ocupacional, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária, Camobi, 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: D. TONÚS. E-mail: <dtonus@hotmail.com>.

Thaise Lopes Grigolo de Vargas, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Faculdade de Terapia Ocupacional. Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

2015-11-09

Como Citar

Battistel, A. L. H. T., Isaia, S. M. de A., Tonús, D., & Vargas, T. L. G. de. (2015). Entre conhecimentos específicos e pedagógicos: dificuldades encontradas em docentes da área da Saúde. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(2), 107–115. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2489