ACCELERATED CLASSES: THE RETURN OF A RACE WITH NO RETURN

Authors

  • Eliana ROMÃO
  • Teima ROMÃO

Abstract

Mais uma reforma, mais um programa da Secretaria de Educação Fundamental do MEC é criado, em nome de uma nova proposta de ensino e uma outra aprendizagem, justificada na medida em que existem, na atualidade, "68, 7% de alunos com alguma distorção idade/série".

Downloads

Download data is not yet available.

References

BUENO, José Geral Silveira. Classes de Aceleração. 7 série debates. PUC-SP: Ação Educativa, Cortez, 1998.

CAMARGO, Alzira. O discurso sobre a avaliação escolar do ponto de vista do aluno. 1 n Revista da Faculdade de Educação, USP- São Paulo, v. 23, n.1/2, jan./dez. 1997

COHEN, Ernesto e Rolando Franco. Avaliação de Projetos Sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão popular e autonomia da escola pública. Presença Pedagógica. São Paulo: Dimensão. V. 2, 23 set. out. 1998.

GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. Escola S.A. quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996.

DAVIS, Claudia. Colóquio sobre Programas de Classes de Aceleração. ln: Classes de Aceleração. 7 série debates. PUC-SP: Ação Educativa, Cortez, 1998.

DIÁRIO DO POVO. Prefeitura cria programa para conter repetência. 23 de junho de 1998.

FREITAS, Luís Carlos. A categoria avaliação/objetivos. ln: Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. São Paulo: Papirus, 1995.

PATTO, Maria Helena Souza. Classes de Aceleração. 7 série debates. PUC-SP: Ação Educativa, Cortez, 1998.

PEREZ, José Roberto Rus. Avaliação do processo de implementação: algumas questões metodológica. Avaliação de Políticas Sociais: Uma questão em debate. São Paulo: Cortez, 1998.

PERRENOUD, Philippe. Não mexa na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. ln: Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

ROMÃO, Eliana. Avaliação: uma via de mão dupla. Mimeo, 1997.

SACRISTÁN, Gimeno. A avaliação no ensino. ln: Compreender e TransformaroEnsino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

_____ . Reformas educacionais, utopia, retórica e prática. Escola S.A. quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Gentili e Silva (org.) CNTE, 1996.

Published

2000-06-30

How to Cite

ROMÃO, E., & ROMÃO, T. (2000). ACCELERATED CLASSES: THE RETURN OF A RACE WITH NO RETURN . Revista De Educação PUC-Campinas, (8). Retrieved from https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/12205

Issue

Section

Ponto de Vista