A avaliação institucional no ensino superior privado na percepção de professores e coordenadores

Autores

  • Luciana Renata Muzzeti Martinez
  • Maria Beatriz Loureiro de Oliveira
  • Maria José Romanato
  • Fábio Tadeu Reina
  • Luci Muzzeti
  • Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Ensino Superior Privado, Qualidade de Ensino

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o processo de avaliação institucional em uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no interior do Estado de São Paulo e contribuir para o debate sobre a forma como a avaliação institucional é percebida por docentes e coordenadores de cursos no âmbito do ensino superior privado. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa documental. Foram considerados como fontes de pesquisa o Projeto de Avaliação Institucional, relatórios e documentos da Comissão Interna de Avaliação Institucional – CIAI, o Plano de Avaliação Continuada - PAC e o Catálogo da IES estudada. Observou-se que o processo de avaliação institucional é utilizado enquanto instrumento para a discussão, reflexão e possibilidade de melhoria da qualidade do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARAK, R. J. e BREIER, B. E. Successful Program Review. California: Jossey-Bass Inc. Publishers, 1990.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. Tradução Aparecida Joly Gouveia. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 10, dez. 1989, p.3-15.

DEMO, P. Educação e Qualidade. 8. ed. Campinas: Papirus, 2003.

SAUL, A. M. Avaliação Emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 7. ed., São Paulo:

Cortez /Autores Associados, 2006.

MATURANA, H.. MAGRO, Cristina; GRACIANO, Miriam e VAZ, Nelson. A ontologia da realidade. 3 ed., Belo Horizonte: UFMG,

Downloads

Publicado

2008-11-30

Como Citar

Martinez, L. R. M., Oliveira, M. B. L. de, Romanato, M. J., Reina, F. T., Muzzeti, L., & Fernandes, M. C. da S. G. (2008). A avaliação institucional no ensino superior privado na percepção de professores e coordenadores. Revista De Educação PUC-Campinas, (25). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/97

Edição

Seção

Artigos