O estágio curricular supervisionado e a identidade docente
as ementas dos cursos de Geografia licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9090Palavras-chave:
Análise textual discursiva, Currículo, Formação de professores, Projeto pedagógico do cursoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as perspectivas do Estágio Curricular Supervisionado, nos cursos de Geografia Licenciatura da região Sul do Brasil e a constituição da formação e identidade docente, a partir das relações estabelecidas nos Projetos Pedagógicos desses cursos. Tem sua metodologia pautada na Análise Textual Discursiva, que busca uma leitura dos dados analisados, transitando entre as duas formas: as análises de conteúdo e as análises de discurso, sendo a chave para o estudo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, especificamente as ementas dos estágios de cada universidade selecionada para a pesquisa, a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade do Estado de Santa Catarina e a Universidade Federal do Rio Grande. A proposição dos objetivos e a análise do material empírico possibilitaram identificar três distintas realidades, a partir da leitura dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, cada uma com suas singularidades e particularidades, em relação a sua contribuição quanto a formação inicial dos futuros professores de Geografia. Existem, afinal, cursos que potencializam certas identidades, cursos que priorizam alguns modelos de formação conforme suas necessidades profissionais.
Downloads
Referências
Moraes, R; Galiazzi, M. C. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016. (Coleção Educação em Ciências).
Nóvoa, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
Pimenta, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta, S. G. (org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. p. 15-34.
Pimenta, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
Rosa, C. C. O estágio na formação do professor de geografia: a relação universidade e escola básica. 2014. p. 118. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Silva, G. P. C. Identidade profissional docente face às políticas e reformas curriculares para a formação de professores. In: Congresso Nacional De Educação – EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUC-PR, 2011.