O estágio curricular supervisionado e a identidade docente

as ementas dos cursos de Geografia licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9090

Palavras-chave:

Análise textual discursiva, Currículo, Formação de professores, Projeto pedagógico do curso

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as perspectivas do Estágio Curricular Supervisionado, nos cursos de Geografia Licenciatura da região Sul do Brasil e a constituição da formação e identidade docente, a partir das relações estabelecidas nos Projetos Pedagógicos desses cursos. Tem sua metodologia pautada na Análise Textual Discursiva, que busca uma leitura dos dados analisados, transitando entre as duas formas: as análises de conteúdo e as análises de discurso, sendo a chave para o estudo dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, especificamente as ementas dos estágios de cada universidade selecionada para a pesquisa, a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade do Estado de Santa Catarina e a Universidade Federal do Rio Grande. A proposição dos objetivos e a análise do material empírico possibilitaram identificar três distintas realidades, a partir da leitura dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, cada uma com suas singularidades e particularidades, em relação a sua contribuição quanto a formação inicial dos futuros professores de Geografia. Existem, afinal, cursos que potencializam certas identidades, cursos que priorizam alguns modelos de formação conforme suas necessidades profissionais.

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Referências

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

Araújo Michielin, C., & Militz Wypyczynski Martins, R. E. (2024). O estágio curricular supervisionado e a identidade docente: as ementas dos cursos de Geografia licenciatura. Revista De Educação PUC-Campinas, 29. https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9090

Edição

Seção

Original