Mapeamento de teses e dissertações brasileiras sobre Educação Probabilística na Escola Básica

Autores

  • Gerlan Silva da Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica https://orcid.org/0000-0002-9996-9983
  • Regina Célia Grando Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. https://orcid.org/0000-0002-2775-0819

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8479

Palavras-chave:

Ensino de Probabilidade, Mapeamento sistemático, Produção científica

Resumo

 

 Este artigo apresenta um mapeamento dos aspectos físicos das pesquisas brasileiras sobre o ensino e a aprendizagem de Probabilidade na Educação Básica produzidas no âmbito dos programas de pós-graduação stricto sensu na área de Educação e Ensino. A busca foi realizada em meio digital, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e em acervos de currículos da plataforma Lattes de alguns pesquisadores. Foram encontradas 99 teses e dissertações, defendidas no Brasil entre maio de 1994 e junho de 2021, que abordam a Educação Probabilística na Escola Básica como tema de pesquisa. As pesquisas foram organizadas e codificadas em uma planilha do Excel® usando informações da ficha de leitura, como o ano de defesa, nome do autor, titulação acadêmica, orientador, instituição, programa de pós-graduação ao qual estavam vinculadas e banca examinadora. A partir das 78 dissertações e 21 teses encontradas foi possível observar um aumento significativo no interesse dos pesquisadores sobre Educação Probabilística na Escola Básica desde 2007. Todas as cinco regiões do Brasil apresentaram pesquisas, com ênfase na Região Sudeste, e São Paulo foi responsável pela maioria delas. Foram identificadas 31 universidades brasileiras que produziram teses e dissertações sobre o tema, com destaque para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O programa de Educação Matemática apresentou o maior número de trabalhos defendidos, com 55 orientadores e 16 pesquisadores/orientadores centrais na produção nacional.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Silva, G. S. da, & Grando, R. C. (2023). Mapeamento de teses e dissertações brasileiras sobre Educação Probabilística na Escola Básica. Revista De Educação PUC-Campinas, 28. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8479

Edição

Seção

Dossiê Práticas Pedagógicas e Processos Educativos em Educação Estatística