Trajetórias escolares no Ensino Médio Integrado: uma análise da atribuição de sentidos de jovens estudantes por meio da história oral temática | School trajectories in integrated High School Education: An analysis of the attribution of meanings of young students through thematic oral history

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4581

Palavras-chave:

Desistência escolar. Ensino Médio Integrado. Jovens. Trajetórias escolares.

Resumo

Este artigo se insere na problemática dos desafios atuais do Ensino Médio brasileiro no que concerne à relação distanciada de muitos jovens frente à escola, marcada por tensão e altos índices de desistência dos estudantes. Nesta pesquisa entrevistamos 11 estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Coxim, dos quais 4 foram selecionados para este artigo. A instituição foi selecionada por apresentar boa infraestrutura, docentes com alto nível de escolaridade e, em contraponto, altos índices de desistência escolar. O objetivo do estudo foi conhecer as trajetórias escolares dos jovens estudantes, bem como analisar os sentidos atribuídos à experiência escolar no Ensino Médio Integrado da instituição. As narrativas foram analisadas de forma descritiva, com base na metodologia da História Oral Temática, através da qual se estabeleceu um diálogo entre as falas dos estudantes e os interlocutores teóricos. Entre os estudantes desistentes, pôde-se observar a dificuldade de conciliação entre escola e trabalho, o desejo da independência financeira, a timidez e o excesso de reprovações. Também se observou trajetórias de êxito de estudantes ligados a iniciativas de ensino diferenciadas, embora com o reconhecimento do cansaço gerado pelas atividades escolares. Os resultados sinalizam a necessidade de ouvir e reconhecer as particularidades dos estudantes do Ensino Médio.

 

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Biografia do Autor

Tânia Regina Zimmermann, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com créditos concluídos pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) e estágio de pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no curso de História e no Mestrado em Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, mulheres, relações de gênero, ensino de história, intersubjetividades e literatura.

Anselmo Silva Socorro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2008). Especialista em Docência para o Ensino Superior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2010). Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Paranaiba - FIPAR (2012). Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Unidade Paranaíba/MS (2017).

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Publicado

2020-02-13

Como Citar

Zimmermann, T. R., & Socorro, A. S. (2020). Trajetórias escolares no Ensino Médio Integrado: uma análise da atribuição de sentidos de jovens estudantes por meio da história oral temática | School trajectories in integrated High School Education: An analysis of the attribution of meanings of young students through thematic oral history. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–16. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4581

Edição

Seção

O Ensino Médio no Brasil: quais possíveis rumos?