O ensino de cálculo mental nas instituições escolares luteranas da Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul, Brasil (1930 1970) | Teaching mental arithmetic in the Lutheran institutions of Serra do Tapes, Rio Grande do Sul, Brazil (1930 1970)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4380

Palavras-chave:

Educação matemática. Escolarização. Memória histórica.

Resumo

Este artigo pretende compreender as estratégias de resolução de problemas por meio do cálculo mental matemático, além de observar a importância dessas estratégias no aprendizado disseminado nas escolas comunitárias luteranas localizadas na região da Serra dos Tapes (Rio Grande do Sul). As escolas dessa região foram formadas com base em um modelo comunitário religioso integrante do processo da imigração alemã no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo, analisam-se narrativas orais de sujeitos escolarizados entre as décadas de 1930‑1970 e discursos veiculados pela revista infantil“O Pequeno Luterano”, no que tange ao conhecimento matemático e ao cálculo mental. Observou‑se, assim, de que forma o aprendizado matemático mantinha relação com a realidade dos alunos de escolas luteranas situadas em zona rural. Para isso, foram abordados os conteúdos matemáticos da revista apresentados por meio de curiosidades e adivinhações, elementos que estimulavam o cálculo mental nas crianças ao instigá-las a participar de charadas e brincadeiras lúdicas. Ademais, as narrativas analisadas auxiliaram a compreender o uso da habilidade do cálculo mental no cotidiano, revelando um decréscimo desses saberes nas gerações mais jovens.

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Biografia do Autor

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Alberto Rosa, 154, 2º andar, Várzea do Porto, 96010-770, Pelotas, RS, Brasil. 

Monica Flugel Alves, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Física e Matemática, Faculdade de Matemática. Campus Capão do Leão, Pelotas, RS, Brasil.

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Publicado

2019-06-26

Como Citar

Weiduschadt, P., & Alves, M. F. (2019). O ensino de cálculo mental nas instituições escolares luteranas da Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul, Brasil (1930 1970) | Teaching mental arithmetic in the Lutheran institutions of Serra do Tapes, Rio Grande do Sul, Brazil (1930 1970). Revista De Educação PUC-Campinas, 24(2), 282–299. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4380