Concepções de linguagem e ensino nos Cadernos do Professor do Estado de São Paulo | Conceptions of language and teaching in the Teacher’s Notebooks of the State of São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4316

Palavras-chave:

Concepções de linguagem, Ensino de Língua Portuguesa, Material didático,

Resumo

No período de 2008 a 2014, a experiência que se teve com alunos de sexta série/sétimo ano em escolas estaduais propiciou a verificação de que, com base nas concepções de linguagem adotadas em determinado enunciado, é possível refletir sobre os lugares sociais atribuídos a alunos e a professores, no ambiente escolar. Essa reflexão motivou a escrita deste artigo que procura descrever qual é a concepção de linguagem e de ensino que emerge de materiais didáticos de Língua Portuguesa. A partir da descrição, buscou-se analisar, pelo modo de dizer, como certos materiais didáticos cristalizam simulacros sobre os docentes e os discentes nas instituições de ensino. Para tanto, recortou-se dos “Cadernos da Secretaria do Estado de São Paulo” o momento em que o autor se dirige ao professor para apresentar o conceito do gênero “narrativa” e do gênero “relato”. Para a análise, escolheram-se comosuporte teórico os estudos dialógicos do discurso, pois, nessa perspectiva teórica, não há enunciados neutros, mas essencialmente responsivos, nos quais, por sua vez, pressupõe-se uma tomada de posição. Aplicam-se, então, os conhecimentos dialógicos para descrever as vozes com as quais o Caderno do Professor dialoga e entender os papéis educacionais colocados em jogo no processo de ensino‑aprendizagem. Como resultados, entendeu-se que, apesar de se colocar em jogo concepções de linguagem e de ensino incompatíveis, não há quebra da legitimação no Caderno do Professor, pois elas se fundamentam na mobilização de dois discursos reconhecidos na sociedade. Além disso, refletiu-se que, para o professor não se submeter à imagem de mero reprodutor de atividades de ensino, é preciso que o docente e todos os agentes escolares envolvidos no ensino-aprendizagem entendam os Cadernos do Professor do modo como vêm intitulado: “Material de apoio”.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Antonia Nespoli Ramos, Universidade Metodista de Piracicaba

Universidade Metodista de Piracicaba, Programa de Pós-Graduação em Educação. Rod. do Açúcar, KM 156, Bloco 7, Sala 1, Campus Taquaral, 13400-911, Piracicaba, SP, Brasil.

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Publicado

2019-06-26

Como Citar

Nespoli Ramos, R. de C. A. (2019). Concepções de linguagem e ensino nos Cadernos do Professor do Estado de São Paulo | Conceptions of language and teaching in the Teacher’s Notebooks of the State of São Paulo. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(2), 271–281. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4316