Interatividade virtual e presencial na construção de conhecimentos de professores e alunos da escola fundamental - um estudo exploratório
Palavras-chave:
formação continuada, interação humano/computador, educação a distância, design de interfaces, informática na educaçãoResumo
A tecnologia da Internet e a WWW possibilitam através das mídias do computador e da telecomunicação a educação a distância, que se utiliza basicamente do correio, rádio e TV. Mais do que um veículo para cursos nas áreas do conhecimento, defendemos a idéia de que a Internet representa um novo lugar para se discutir as práticas pedagógicas tradicionais. Neste
trabalho propomos e discutimos proposições teórico-metodológicas que fundamentam nossa concepção de educação a distância e de espaços virtuais de aprendizagem educação. Trata-se de um projeto que visa complementar ações em andamento, da melhoria da qualidade do ensino fundamental. Queremos conhecer o alcance da interatividade virtual no aprimoramento da qualificação do professor e na aprendizagem dos alunos. Envolve duas unidades da Unicamp: a Faculdade de Educação e o Instituto de Computação, em parceria com a rede municipal de ensino de Valinhos/SP.
Downloads
Referências
BARANAUSKAS, M.C.C., Rocha, H. V., Martins, M.C., Vilhete, J. V 999) . Uma taxonomia para usos do computador em educação. Cap. de livro sendo editado por J.A. Valente, Nied- Unicamp.
BERGE, Z.L., COLLINS, M.P. Computer mediated communication and the online classroom. Cresskill, NY: Hampton Press,
Inc., 1994.
FORSYrHE, c., GROSE, E., RATNERi J. Human Factors and Web Development. Lawrence Erlbaum Associates, Inc. NJ., 1998.
GREENBERG, S. Computer-supported cooWrative work and groupware. San Diego, CA: Academic Press, Inc., 1991.
HARASIM, L. M. Global networks: Computers and international communication. Cambridge, MA: MIT Press, 1993.
KHAN, B.H. Web-Based Instruction. Educational Technology Publications Inc. New Jersey USA, 1997.
MANTOAN, M. T. E. Tecnologia aplicada à educação, na perspectiva inclusiva. Trabalho apresentado no I Encontro Unicamp de
Comunicação e Mobilidade Aumentativa, Alternativa, Unicamp, Campinas/SP, 1998.