O currículo integrado do curso de Enfermagem da FAMEMA: implementação a metodologia problematizadora de ensino

Autores

  • Mara Quaglio Chirelli
  • Maria Cristina Guimarães da Costa

Palavras-chave:

ensino de enfermagem, currículo integrado, metodologia problematizadora

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o novo currículo do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). O processo de repensar o modelo pedagógico do nosso curso começou em 1993, impulsionado pelos princípios do ideário do Projeto UNI-Marília, financiado pela Fundação Kellogg. As atividades iniciaram-se pela capacitação pedagógica dos docentes, tendo como resultado a apreensão e escolha da metodologia da problematização. Entendemos que a mudança pedagógica está diretamente relacionada às questões filosóficas e não apenas às alterações de estratégias didáticas, bem como que a reestruturação do currículo deva ser realizada coletivamente. No 1º semestre de 1997, trabalhamos na construção do documento que explicita a base do currículo, sendo composto de: histórico do curso, proposta pedagógica­ fundamentos filosóficos, psicológicos e sócio-culturais do currículo, perfil do enfermeiro, objetivos educacionais do curso e a metodologia problematizadora. A partir deste documento. construímos a rede explicativa dos conteúdos, a delimitação das unidades educacionais e os desempenhos esperados em cada uma dessas. O currículo tem 22 unidades educacionais, está construído de forma integrada tendo como eixos norteadores a interdisciplinariedade, a parceria entre ensino/ serviço/comunidade e o trabalho em grupo/equipe multiprofissional.

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Publicado

2000-12-31

Como Citar

Chirelli, M. Q., & Costa, M. C. G. da. (2000). O currículo integrado do curso de Enfermagem da FAMEMA: implementação a metodologia problematizadora de ensino. Revista De Educação PUC-Campinas, (9). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/404

Edição

Seção

Artigos