A experiência de educação rural bilíngüe com índios terena em Aquidauana-MS: um relato preliminar

Autores

  • Francisco Carlos Trindade Leite

Palavras-chave:

Alfabetização Indígena, Alfabetização Bilíngüe, Educação Indígena, Educação intercultural, índios Terena - Alfabetização

Resumo

O objetivo deste trabalho é contextualizar e apresentar os primeiros resultados obtidos pelo projeto de alfabetização bilíngüe com índios Terena, parte de um Programa de Educação Intercultural implantado pela Prefeitura Municipal de Aquidauana a partir de 1999. O projeto já apresenta impacto positivo na comunidade, com reflexos a serem sentidos nos próximos anos notadamente na redução drástica dos índices de evasão e retenção historicamente registrados, bem como na sensível melhora da auto-estima dos professores e alunos com o conseqüente reflexo no desempenho escolar. A garantia do sucesso em sua continuidade está centrada na manutenção de um programa contínuo de formação de professores em seNiço, bem como numa atenção especial para com a continuidade do processo de transição para a língua portuguesa na segunda série do ensino fundamental.

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Publicado

2001-06-30

Como Citar

Leite, F. C. T. (2001). A experiência de educação rural bilíngüe com índios terena em Aquidauana-MS: um relato preliminar. Revista De Educação PUC-Campinas, (10). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/399

Edição

Seção

Artigos