Dialogismo e impedimentos cognitivos: reflexões sobre a comunicação entre adulto e estudantes com deficiência intelectual / Dialogism and cognitive difficulties: Reflections on the communication between adults and students with intellectual disabilities

Autores

  • Tícia Cassiany Ferro Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3831

Palavras-chave:

Cognição. Inclusão. Linguagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as características linguístico-discursivas na comunicação estabelecida entre criança com deficiência intelectual e adulto, em situação de Atendimento Educacional Especializado, bem como os recursos utilizados para facilitar a comunicação e garantir a acessibilidade cognitiva. A pessoa com deficiência intelectual possui impedimentos na comunicação oral, com dificuldades na expressão oral, quando comparada à compreensão da linguagem. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal da cidade do Recife. Participaram desse estudo duas crianças que apresentavam deficiência múltipla e impedimentos cognitivos, além da professora especialista. A coleta de dados foi realizada em situação de atendimento, em que foram videografadas as sessões de atendimento de cada criança. Foi possível perceber que o uso demasiado de gestos associado à oralidade é muito comum na comunicação desses sujeitos. Investigar as características linguísticodiscursivas de estudantes com deficiência intelectual pode trazer contribuições para a prática docente.

Palavras-chave: Cognição. Inclusão. Linguagem.

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Biografia do Autor

Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais. R. da Arquitetura, s/n., Cidade Universitária, 50740-550, Recife, PE, Brasil.

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Publicado

2017-10-20

Como Citar

Cavalcante, T. C. F. (2017). Dialogismo e impedimentos cognitivos: reflexões sobre a comunicação entre adulto e estudantes com deficiência intelectual / Dialogism and cognitive difficulties: Reflections on the communication between adults and students with intellectual disabilities. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(3), 425–439. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n3a3831

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Especial: tendências e desafios contemporâneos