A profissionalidade do professor formador das licenciaturas / The professional life of professors in teacher education courses
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3640Palavras-chave:
Condições de trabalho, professor formador, profissionalidade, trabalho docenteResumo
O texto relata dados de uma pesquisa que tem como foco o trabalho docente do professor formador
atuante nos cursos de licenciatura. Objetivou conhecer quem são os formadores, em que condições
desenvolvem seu trabalho, quais os principais desafios enfrentados na docência e como eles afetam a
constituição de sua profissionalidade. Os dados foram coletados por meio de análise documental e
entrevistas com trinta professores formadores de duas universidades do estado de São Paulo, uma
pública e outra comunitária. Os resultados revelaram que as mudanças no mundo contemporâneo
impõem novas demandas ao trabalho do formador, decorrentes principalmente da heterogeneidade
dos alunos que ingressam nas licenciaturas e das condições institucionais, o que requer a revisão dos
saberes e práticas docentes e a tomada de decisões individuais, já que as instituições não favorecem
o trabalho coletivo e a busca de soluções conjuntas.
Palavras-chave: Condições de trabalho. Professor formador. Profissionalidade. Trabalho docente.
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