Representações dos negros na literatura infantil e juvenil
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a3452Palavras-chave:
Literatura infantil e juvenil, Relações étnico-raciais, RepresentaçõesResumo
Após a promulgação da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileiras no ensino fundamental e médio das redes pública e privada de todo o país, observa-se, no cenário político-educacional, o desenrolar de uma série de ações para seu cumprimento. Uma dessas ações, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, foi a produção e a distribuição de livros de literatura infantil e juvenil com foco na temática étnico-racial, para todas as escolas da rede municipal, com kits de literatura afro-brasileira. Com base em estudos que abordam a temática e com a utilização de abordagens qualitativas de pesquisa, este trabalho tem como objetivo investigar representações dos negros divulgadas nesses materiais. O argumento desenvolvido nesta análise é o de que os livros de literatura infantil e juvenil que fazem parte dos kits analisados, ao divulgar e valorizar a imagem, a cultura e o modo de vida da população negra, contribuem para o fortalecimento das identidades étnico-raciais.
Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil. Relações étnico-raciais. Representações.
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