Representações dos negros na literatura infantil e juvenil

Autores

  • Santuza Amorim da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Daniela Amaral Silva Freitas Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a3452

Palavras-chave:

Literatura infantil e juvenil, Relações étnico-raciais, Representações

Resumo

Após a promulgação da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileiras no ensino fundamental e médio das redes pública e privada de todo o país, observa-se, no cenário político-educacional, o desenrolar de uma série de ações para seu cumprimento. Uma dessas ações, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, foi a produção e a distribuição de livros de literatura infantil e juvenil com foco na temática étnico-racial, para todas as escolas da rede municipal, com kits de literatura afro-brasileira. Com base em estudos que abordam a temática e com a utilização de abordagens qualitativas de pesquisa, este trabalho tem como objetivo investigar representações dos negros divulgadas nesses materiais. O argumento desenvolvido nesta análise é o de que os livros de literatura infantil e juvenil que fazem parte dos kits analisados, ao divulgar e valorizar a imagem, a cultura e o modo de vida da população negra, contribuem para o fortalecimento das identidades étnico-raciais.

Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil. Relações étnico-raciais. Representações.

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Biografia do Autor

Santuza Amorim da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

Daniela Amaral Silva Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Silva, S. A. da, & Freitas, D. A. S. (2016). Representações dos negros na literatura infantil e juvenil. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(3), 311–322. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a3452

Edição

Seção

Seção Temática: Racismo e Educação Escolar