O debate contemporâneo do antirracismo: implicações teóricas e políticas para a educação

Autores

  • Ana Cristina Juvenal da Cruz Universiadade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a3443

Palavras-chave:

Antirracismo, Educação escolar, Racialização

Resumo

aEste artigo toma como referência os debates contemporâneos acerca de políticas e práticas denominadas antirracistas, com o intuito de debater as configurações em torno das formas de combate ao racismo nas sociedades contemporâneas. De forma específica, a análise centra-se no contexto brasileiro, discutindo a adoção de medidas específicas na área da educação, com a finalidade de dirimir os efeitos do racismo no ambiente escolar. Partindo de uma perspectiva comparativa, o estudo examina o debate transnacional a respeito da diáspora negra e políticas educacionais. Debruça-se sobre o percurso teórico acerca do antirracismo e das interpretações contemporâneas do racismo e dos processos de racialização, a partir de pensadores cujas obras estão situadas nos estudos pós-coloniais, estudos culturais e estudos subalternos. A proposta visa articular essa análise ao debate local acerca das medidas destinadas a combater as discriminações étnicas e raciais no espaço escolar. Com esse escopo pretende-se apresentar um histórico da educação brasileira, cuja função esteve a serviço de um modo de racialização das relações sociais. Por fim, analisam-se as políticas contemporâneas adotadas no Brasil e os desdobramentos teóricos e políticos no combate ao racismo no espaço escolar.

Palavras-chave: Antirracismo. Educação escolar. Racialização.

 

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Biografia do Autor

Ana Cristina Juvenal da Cruz, Universiadade Federal de São Carlos

Doutora em Educação, Professora Adjunto na Universidade Federal de São Carlos no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

da Cruz, A. C. J. (2016). O debate contemporâneo do antirracismo: implicações teóricas e políticas para a educação. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(3), 335–349. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a3443

Edição

Seção

Seção Temática: Racismo e Educação Escolar