Reforma do estado e educação especial

preliminares para uma análise

Autores

  • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

Palavras-chave:

Reforma do Estado, Educação Especial, Governo Fernando Henrique Cardoso

Resumo

O propósito deste texto é analisar aspectos da história da educação especial, tendo como referência a Reforma do Estado implantado no Brasil a pattirde 1995. Para tanto, inicialmente aborda aspectos relativos à implantação da Reforma do Aparelho de Estado, proposta pelo Governo Federal. Em um segundo momento, apresenta a história da educação especial, no caminho da publicização dos serviços sociais proposta pela Reforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo. In SABER, E. e GENTILI, P. (Orgs.). Pós-Neoliberalismo: As políticas sociais e o estado democrático. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

AZEVEDO, Janete M. Lins. A Educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

BANCO MUNDIAL. Informe sobre e/dessaro/lo Mundial. www.worldbank.org, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Educação Especial. Cadastro Geral dos estabelecimentos do ensino especial. v.2. Brasília, 1975.

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. A Reforma do Estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Lua Nova. Revista de Cultura e Política - CEDEC - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. ne 45. p.49-95, 1998.

BUFFA, Ester. Ideologias em conflito: escola pública e escola privada. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

CARDOSO, Fernando Henrique. Notas sobre a reforma do estado. Novos Estudos CEBRAP. n. 50, p. 5-12, 1998.

CARNOY, Martin. Estado e teoria política. 2. ed. Campinas: Papirus, 1988.

DIAS, Maria Helena P. Helena Antipoff: Pensamento e ação pedagógica à luz de uma reflexão crítica. Campinas, SP: Faculdade de Educação da Unicamp. Dissertação de Mestrado. 1995.

DRAIBE, Sônia. Qualidade de vida e reformas de programas sociais: o Brasil no cenário latino-americano. Lua Nova. Revista de Cultura e Política- CEDEC - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea. n. 31 , 1993.

ESPING-ANDERSEN. As três economias políticas do Welfare State. Lua Nova. n. 24. São Paulo: CEDEC. p.85-115, 1991.

FERNANDES, Rubem C. Privado porém público. Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.

MARX, K. O capital. Livro 1. Vols. 1. e 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

MAZZOTTA, Marcos. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari. A LDB e o contexto nacional: o papel dos partidos políticos na elaboração dos projetos. Campinas, SP: Faculdade de Educação da UNICAMP. Tese de Doutorado. 1997.

PEIXOTO, Anamaria C. A reforma educacional Francisco Campo - Minas Gerais, Governo Presidente Antônio Carlos. UFMS. Mestrado em Educação. 1981.

PLANK, D. Os interesses público e privado na Educação Brasileira: males crônicos, soluções longínquas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília. v. 72, n. 170, p.31 -44, 1991.

PRZEWORSKI, Adam. Capitalismo e social O terceiro setor na América Latina. 2. ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

GENTILI, Pablo. (Org.). Pedagogia da exclusão. Petrópolis: Vozes, 1995.

JANNUZZI, Gilberta. A luta pela educação do deficiente menta/ no Brasil. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1985.

Política estatal oscilante de Educação Especial e a produção de conhecimento. V Seminário de pesquisa em Educação Especial. Niterói, 1996.

_____. As políticas e os espaços para a criança excepcional. In FREITAS, Marcos Cezar (Org.) História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez: USF, 1997.

MARE. Ministério de Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano Diretor da democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

RICARDO, David. (1817). Theprinciples of political economyand taxation. Paperback, 1996.

ROMANELLI, O. História da Educação no Brasil: 1930-1973. Petrópolis: Vozes, 1989.

SABER, E. e GENTILI, P. (Orgs). Pós-Ne01iberalismo: As políticas sociais e o estado democrático. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

SECRETARIA de Educação Especial. Diretrizes de atuação e ações prioritárias. Integração. Ano 5, n. 11, 1994.

SILVA, Adriane G. O movimento a pae ano no Brasil: Um estudo documental (1 954-1994). São Paulo. Faculdade de Educação da PUC-SP. Dissertação de Mestrado, 1995.

VIEIRA, Sofia Lerche. O público, o privado e o comunitário na educação. Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez: n. 27: 5-12,

Downloads

Publicado

2001-11-30

Como Citar

Kassar, M. de C. M. (2001). Reforma do estado e educação especial : preliminares para uma análise. Revista De Educação PUC-Campinas, (11). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/331

Edição

Seção

Artigos