Re-significando o trabalho do educador-pesquisador

Autores

  • Dirce Encarnación Tavares

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Educador-pesquisador, Procedimentos de Pesquisa

Resumo

Este texto aborda uma situação metodológica importante, mas ainda fracionada quanto ao ser um educador-pesquisador. A discussão está palpável nos seguintes passos: hipótese, objetivo, rotina, observação, registro, síntese, avaliação e divulgação. Considerando um tema complexo, exige uma reflexão mais ampla, profunda e contínua para o momento atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARR, Wilfred. Una teoria para la educación: hacia una investigación educativa crítica. Madrid: Ed. Morata, 1996.

CHAUÍ, M. Janela da alma, espelho do mundo. ln:NOVAES, A. (Org.) O Olhar. São Paulo: Cia. das Letras, 1988.

CONTRERAS, José. La autonomia dei profesorado. Madrid: Ed. Morata, 1997.

LUCAS, Jozimas G. A teoria na formação do educador: análise dos grupos de formação permanente de professores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. PUC-SP, 1992. Dissertação de Mestrado.

KINCHELOE, Joe L. A formação do professor como compromisso político - mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

PIMENTA, Selma G. A pesquisa na área de formação de professores e as tendências investigativas contemporâneas: questões teórico-epistemológico-metodológicas e políticas. Relatório parcial de pesquisa, USP/CNPq, fev., 2000.

PIMENTA, Selma G. (Org.) Saberes pedagó­gicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

SCHÕN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. ln: NÓVOA, A. (Org.).Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

Downloads

Publicado

2002-11-30

Como Citar

Tavares, D. E. (2002). Re-significando o trabalho do educador-pesquisador. Revista De Educação PUC-Campinas, (13). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/320

Edição

Seção

Artigos