Ensino fundamental de nove anos no Brasil antes da obrigatoriedade

aspectos sobre duas experiências

Autores

  • Sylvie Bonifácio Klein Prefeitura Municipal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a32

Palavras-chave:

Ensino fundamental de nove anos, Escola plural, Escola cidadã, Políticas educacionais

Resumo

Esse artigo apresenta aspectos sobre duas experiências em redes municipais (Belo Horizonte e Porto Alegre) que implementaram o Ensino Fundamental de nove anos e inseriram a criança de seis anos no Ensino Fundamental na década de 1990, antecedendo a alteração nacional que estabeleceu essa organização como uma norma para todo o país. Tinha-se como objetivo verificar semelhanças e diferenças entre a implementação do Ensino Fundamental de nove anos nos municípios citados e o atual momento vivido pela organização da educação nacional. Adotou-se como metodologia pesquisa documental e bibliográfica, em especial sobre as propostas de educação que realizaram a alteração nesses municípios. Ao articular os princípios e as argumentações vividas nessas experiências com o momento atual de reorganização da educação nacional, percebeu-se distinções significativas entre as políticas implementadas nos municípios estudados e a política nacional adotada a partir da Lei Federal nº 11.274/06.

 

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Biografia do Autor

Sylvie Bonifácio Klein, Prefeitura Municipal de São Paulo

Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação. R. Rinaldo de Handel, Chácara Santana, 08821-140, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: <sylviebk@hotmail.com>.

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Publicado

2012-04-17

Como Citar

Klein, S. B. (2012). Ensino fundamental de nove anos no Brasil antes da obrigatoriedade: aspectos sobre duas experiências. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(2), 171–181. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a32

Edição

Seção

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos