No espaço da creche, com o convívio das diferenças, emerge a cultura infantil

Autores

  • Joseane Maria Parice Bufalo

Palavras-chave:

Creche, Educação de O a 6 anos, Cultura Infantil

Resumo

A creche é um espaço de educação e cuidado que se constitui por pessoas que pertencem a determinados grupos étnico, social, de gênero e etário. Nesta instituição vários saberes são produzidos e consumidos pelas meninas, meninos e mulheres adultas. Então, é também na convivência com estas diferenças que a cultura infantil emerge. A partir destas idéias analiso a creche enquanto um espaço sócio-cultural no qual as crianças e os adultos são entendidos como sujeitos de experiências sociais, os quais reproduzem e elaboram uma cultura particular no interior de uma cultura mais ampla. Desse modo, esta pesquisa elaborada na academia, ao sistematizar conhecimentos sobre crianças pequenas e sobre suas instituições educacionais trabalha no sentido de estar contribuindo para a formação de profissionais de creche e para a construção da Pedagogia da Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECCHI, Egle e BONDIOLI, Anna (Orgs). Ava­ liando a pré-escola: uma trajetória deformação de professoras. Campinas, SP: Autores Asso­ ciados, 2003.

BENJAMIM, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BONDIOLl, Anna e MANTOVANl, Susana(Orgs). O manual de educação infantil de O a 3 anos: Uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Artmed, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Por uma política de formação do profissional de edu­ cação infantil. Brasília, 1994.

BUFALO, Joseane M. P. Creche: lugar de criança, lugar de infância. Um estudo sobre as práticas educativas em um CEMEI de Campi­nas, SP. Dissertação de Mestrado, Unicamp, Campinas,1997.

CAMPOS, Maria M. e ROSEMBERG, Fúlvia. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 1995.

CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. Campinas, SP: Papirus, 1995.

DAUSTER, Tania e GUIMARÃES, Carmem D.A pré-escola nas camadas populares: Rito ou mito de passagem? Documento apresentado na ANPOCS-ÁguasdeSãoPedro,1984 (mimeo).

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço só­ cio-cultural. ln: Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte, UFMG, 1995.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN,

George. (Orgs). As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emiliana Educação da primeira infância, Porto Alegre: Artmed,1999.

FARIA, Ana L. G. de. Direito à infância: Mário de Andrade e os parques infantis para as crian­ças de famílias operárias na cidade de São Paulo. (1935-1938), tese de doutorado, Faculda­de de Educação USP, 1994.

FARIA, Ana L. G. de. Da escola maternal à escola da Infância: A pré-escola na Itália hoje. Cadernos Cedes. Campinas, SP, nº 37, p. 63-100, 1995.

FARIA, Ana L. G. de DEMARTINI, Zeila de B. F. (Orgs). Por uma cultura da infância: metodo­logias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2002.

FERNANDES, Florestan. Educação e folclore. ln: O folclore em questão. São Paulo: Huicitec, 1989.

GANDINI, Lella e EDWARDS, Carolyn (Orgs). Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GOMES, Nilma L. Escola e diversidade étni­ co-cultural:um diálogo possível. ln:Dayrell, Juarez (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte, UFMG, 1995.

GUATTARI, Felix. As creches e a iniciação. ln: Revolução Molecular. São Paulo: Brasiliense, 1977.

JOBIM e SOUZA, Solange. Ressignificando o desenvolvimento da criança a partir de uma teoria crítica da cultura. Trabalho apresentado no Encontro "Criança dos O a 6 anos. Que perspectivas?", promovido pela UNICEF, Cabo Verde, 1994 (mimeo).

MARCELLINO, Nelson C. Pedagogia da ani­mação. Campinas, SP: Papirus, 1990.

PERROTTI, Edmir. A criança e a produção cultu­ral. Apontamentos sobre o lugar da criança na cultura. ln: Zilberman, Regina (Org.) A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

PRADO, Patrícia D. Educação e cultura infantil em creche: Um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas, SP. Dissertação de Mestrado, Unicamp, Campinas, 1998.

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil, clas­ se,raça e gênero. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, nº 96, p.58-65, 1996.

THOMPSON, Eduarde. O tempo, a disciplina do trabalho e o capitalismo industrial, ln: Silva, Thomas T. (Org) Trabalho, Educação e Práti­ca Social. Porto Alegre: Artmed, 1991.

VON SIMSON, Olga R. de M. e GUSMÃO, Neuza M. M. de. A criação cultural na diáspora e o exercício da resistência inteligente. Ciência Sociais Hoje. São Paulo: Vértice/Anpocs, nº 217-243, 1989.

Downloads

Publicado

2003-06-30

Como Citar

Bufalo, J. M. P. (2003). No espaço da creche, com o convívio das diferenças, emerge a cultura infantil. Revista De Educação PUC-Campinas, (14). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/312

Edição

Seção

Artigos