Autorregulação da aprendizagem: abordagens e desafios para as práticas de ensino em contextos educativos

Autores

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2992

Palavras-chave:

Ensino, Estratégias de aprendizagem, Formação de professores

Resumo

Este artigo busca conceituar e explicar o construto da autorregulação da aprendizagem, entendida como o controle e a regulação do próprio estudante sobre seus pensamentos, cognição, afeto, motivação, comportamento e a imbricação deste construto na formação de professores. A pesquisa apresentada é resultado da análise de três investigações que mostram a atuação estratégica de professores como aprendentes e ensinantes. Analisa-se o enfoque teórico-metodológico das intervenções realizadas e, ao final, pontuam-se os resultados encontrados nas referidas pesquisas, explicitando as articulações feitas entre elas e os resultados emergidos desses estudos.

Palavras-chave: Ensino. Estratégias de aprendizagem. Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Fundamentos em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Alberto Rosa, 154, Porto, 96101-770 - Pelotas, RS, Brasil. E-mail: <lfrison@terra.com.br>.

Referências

Bandura, A. A evolução da teoria social cognitiva. In: Bandura, A.; Azzi, R.G.; Polydoro, S.A.J. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p.15-41.

Bardin, L. Análise de conteúdo. 4.ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

Bilhalba, L.P. O desenvolvimento dos conceitos científicos de mecânica por alunos do curso de licenciatura em física: uma intervenção pedagógica alicerçada na teoria histórico-cultural da atividade e nas estratégias da autorregulação da aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado e, Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal

de Pelotas, Pelotas, 2015.

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em: 4 ago. 2010.

Cadório, L.; Veiga Simão, A.M. Mudanças nas concepções e práticas dos professores. Lisboa: Edições Vieira da Silva, 2013.

Damiani, M.F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n.45, p.57-67, 2014.

Ferreiro, E.; Teberosky, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

Freitas-Salgado, F. Autorregulação da aprendizagem: intervenção com alunos ingressantes do ensino superior. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. 2013.

Lopes da Silva, A. Auto-regulação da aprendizagem: a demarcação de um campo de estudo e de intervenção. In: Lopes da Silva, A. et al. (Org.). Aprendizagem autoregulada pelo estudante: perspectivas psicológicas e

educacionais. Porto: Porto Editora, 2004. p.17-39.

Lopes da Silva, A.; Sá, I. Saber estudar e estudar para saber. Porto: Porto Editora, 1997.

Moraes, A. (Org.). Constituição da República Federativa do Brasil. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2014.

Pozo, J.I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

Rosa, G.S.G. Produções textuais de crianças do ciclo de alfabetização: uma intervenção pedagógica ancorada na autorregulação da aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

Rosário, P. Estudar o estudar: as (Des)venturas do Testas. Porto: Porto Editora, 2004.

Rosário, P.; Núñez, J.C.; González-Pienda, J. Cartas do Gervásio ao seu Umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior. São Paulo: Almedina Editores, 2012a.

Rosário, P.; Núñez, J.C.; González-Pienda, J. As travessuras do Amarelo. Americana: Adonis, 2012b.

Rosário, P. et al. Auto-regular o aprender que espreita nas salas de aula. In: Abrahão, M.H.M.B. (Org.). Professores e alunos: aprendizagens significativas em comunidades de prática educativa. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008. p.179-208.

Rosário, P. et al. Programas de promoção da autorregulação ao longo da escolaridade: estórias-ferramenta como motor da aprendizagem. In: Simão, A.M.V. et al. Autorregulação da aprendizagem e narrativas autobiográficas: epistemologia e práticas. Porto Alegre: Edipucrs, 2012c. p.179-207.

Sampaio, R.; Polydoro, S.; Rosário, P. Autorregulação da aprendizagem e a procrastinação acadêmica em estudantes universitários. Cadernos de Educação, n.42, p.119-142, 2013.

Schunk, D.; Zimmerman, B. Conclusions and future directions for academic interventions. In: Schunk, D.; Zimmerman, B. (Ed.). Self-regulated learning: From teaching to self-reflective practice. New York: The Guilford Press, 1998. p.225-235.

Solé, I. Disponibilidade para a aprendizagem e sentido da aprendizagem. In. Coll, C. et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2001. p.22-42.

Veiga Simão, A.M. O conhecimento estratégico e a auto-regulação da aprendizagem: implicações em contexto escolar. In: Lopes da Silva, A. et al. (Org.). Aprendizagem auto-regulada pelo estudante: perspectivas psicológicas e educacionais. Porto: Porto Editora, 2004. p.77-94.

Veiga Simão, A.M. Auto-regulação da aprendizagem: um desafio para a formação de professores. In: Bizarro, R.; Braga, F. (Org.). Formação de professores de línguas estrangeiras: reflexões, estudos e experiências. Porto: Porto Editora, 2006. p.192-206.

Veiga Simão, A.M.; Frison, L.M. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, n.45, p.2-20, 2013.

Vieira, D.C. Estratégias de compreensão leitora ancoradas no construto da aprendizagem autorregulada: uma intervenção pedagógica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

Zimmerman, B.J. Development of self-regulated learning: Which are the key subprocesses. Contemporary Educational Psychology, v.11, n.4, p.307-313, 1986.

Zimmerman, B.J. Developing self-fulfilling cycles of academic regulation: An analysis of exemplary instructional models. In: Schunk, D.; Zimmerman, B. (Ed.). Self-regulated learning: From teaching to self-reflective practice. New York: The Guilford Press, 1998. p.1-19.

Zimmerman, B.J. Theories of self-regulated learning and Academic achievement: An overview and analysis. In: Zimmerman, B.; Schunk, D. (Ed.). Self-regulated learning and academic achievement: Theoretical perspectives. New York: Lawrence Erlbaum Associates, 2001. p.1-37.

Zimmerman, B.J. Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory into Pratice, v.41, n.2, p.64-70, 2002.

Zimmerman, B.J. From cognitive modeling to self-regulation: A social cognitive carrier path. Educational Psychologist, v.48, n.3, p.135-147, 2013.

Zimmerman, B.J.; Martinez-Pons, M. Development of a structured interview for assessing student use of self--regulated learning strategies. American Educational Research Journal, v.23, p.614-628, 1986.

Zimmerman, B.; Schunk, D.H. (Ed.). Aprendizagem autorregulada e desempenho acadêmico: perspectivas teóricas. 2.ed. Mahawah: Erlbaum, 2001.

Zimmerman, B.; Schunk, D.H. Self-regulating intellectual processes and outcomes: A social cognitive perspective, In: Dai, D.Y.; Steinberg, R.J. (Ed.). Motivation, emotion and cognition: Integrative perspectives on intellectual functioning and development. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2004. p.323-349.

Downloads

Publicado

2016-05-04

Como Citar

Frison, L. M. B. (2016). Autorregulação da aprendizagem: abordagens e desafios para as práticas de ensino em contextos educativos. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(1), 1–17. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n1a2992