Práticas interdisciplinares: análise dos obstáculos didáticos e epistemológicos nas áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas
Palavras-chave:
Ensino Superior, Paradigmas Educacionais Emergentes, Práticas InterdisciplinaresResumo
Considerando as tendências das ciências em geral num mundo internacionalizado e globalizado, este artigo investiga a ocorrência de práticas interdisciplinares no ensino superior, tendo como foco as áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Inicialmente foi realizado um breve estudo sobre interdisciplinaridade frente a uma emergência do mundo hoje para, em seguida, fazer uma análise da fala de professores universitários sobre percepções e concepções de práticas interdisciplinares em seu nível de atuação, com um olhar investigativo sobre os obstáculos que impedem tais práticas. Fez-se, posteriormente, um confronto com depoimentos de professores da educação básica sobre o mesmo tema.
Downloads
Referências
BACHELARD,Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinari dade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
ECO,Umberto. Rápida utopia.ln: Veja25anos: reflexões para o futuro. São Paulo: Abril, 1993, p. 109-115.
ESTEVE, José Maria. Mudanças sociais efunção docente. ln: NÓVOA, António (org.). Profissão professor. Porto:Porto Editora, 1995, p.95-124.
FAZENDA, lvani C. A. Integração e interdisci plinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1976.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'Água, 1993.
LOPES, Jairo de Araújo. Livro didático de Matemática: concepção, seleção e possibili dades frente a descritores de análise etendências em Educação Matemática. Campinas, 2000. Tese de Doutorado-FE-UNICAMP.
MACHADO, Nilson J. Educação: os valores e as pessoas. (Entrevista).Revista Comunicação e Educação. CCA-ECA-USP, Ano VII, jan/abr, 2001.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.
SAVIAN1, Demerval. Escola e democracia:teoria da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez, 1986.