Ensino universitário em nível de excelência, limites e possibilidades em duas áreas de conhecimento: ciências humanas e ciências sociais aplicadas
Palavras-chave:
Visão Local e Global, Formação de Professores, Ensino Superior, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Capacitação PermanenteResumo
O presente trabalho resulta de um estudo realizado junto às áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. É parte de um projeto de pesquisa mais amplo, desenvolvido ao longo do período 1998-2003, intitulado A questão da qualidade do ensino superior numa sociedade em processo de mudança acelerada – revisão crítica, propostas para seu desenvolvimento. Tendo como referência obrigatória o contexto sócio-cultural contemporâneo do qual as referidas áreas do conhecimento são partes integrantes, seu objetivo principal é a investigação sobre a qualidade do ensino nas mesmas áreas. O estudo teve como sujeitos, profissionais de renome nacional e internacional nas duas áreas, além de docentes e estudantes dos cursos oferecidos por uma Instituição Particular de Ensino Superior situada no interior do Estado de São Paulo nas duas áreas acima citadas. Recorreu-se a entrevistas realizadas durante 2002 junto a 20 profissionais de renome, assim como a questionários aplicados junto a docentes e estudantes da Universidade em fins de 2000, abril e setembro de 2003. Os resultados indicam que as apreciações de estudantes, docentes e profissionais de renome apresentam poucas divergências, registrando-se principalmente complementações.
Downloads
Referências
ALMEIDA JUNIOR, João B. e BALZAN, Newton C. O ensino superior nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas: indicadores de qualidade em questão. ln CD Rom (ISBN 8586 3920-9X), Anais do 262 Congresso da Anped-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Poços de Caldas, MG, 2003.
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa de SURVEY. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1999.
DUPAS, Gilberto A informalização no mercado detrabalho.ln:Globalização em debate. Estudos Avançados. Vol.11, (29), Instituto de Estudos Avançados da USP,São Paulo,1997, p.375-376.
FUNDAÇÃO SEADE e DIEESE (Departamento lntersindical de Estatística e Estudos Só cio-Econômicos). São Paulo, 2003.
GRÍGOLI, Josefa A. G. A sala de aula na universidade na visão de seus alunos - um estudo sobre a prática pedagógica nauniversida de. (Tese de Doutorado), PUC-SP, São Paulo, 1990.
LEVIN, Jack Estatística aplicada às Ciências Humanas. São Paulo: Harbra, 1987.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas, SP: Pontes, 1997.
ORLANDI, Eni P. Análise de discurso- princí pios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001.
ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1992
NOBLE, David América by Design - Science, Technology, and the Rise of Corporate Capitalism. Oxford, Oxford University Press, 1980.
UNESCO/CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (CRUB) Tendências da educação superior para o século XXI. Brasília, CRUS, 2003.
VÁRIOS. Estudos Avançados: Dossiê Educa ção.Vol.15, (42), Instituto de Estudos Avançados da USP, São Paulo, maio/agosto 2001.