Formas de conhecer em educação especial: o diagnóstico como escudo e lista
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2943Palavras-chave:
Diagnóstico, Educação especial, Lógica diagnósticaResumo
O presente texto tem por tema as relações entre saúde e educação. Por recorte, aborda o diagnóstico psicopatológico e seus efeitos no atual conhecimento em educação especial. A partir do diálogo com o livro de Umberto Eco, A vertigem das Listas, compreende-se que as racionalidades oscilam entre uma lógica circular - na qual a nomeação espelha o real que ela diz revelar -, e uma lógica não-toda, ou seja, na impossibilidade de tudo saber, só resta listar, catalogar, enumerar. São diferentes posições enunciativas que imprimem percursos escolares também diversos, cifrando destinos distintos para o conhecimento produzido em educação especial, bem como para alunos, escolas e professores.
Palavras-chave: Diagnóstico. Educação especial. Lógica diagnóstica.
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