Educação de bebês: entre a linearidade e a narrativa

Autores

  • Iury Lara Alves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2939

Palavras-chave:

Currículo, Educação de bebês, Narrativa

Resumo

Este texto propõe discutir a dimensão curricular para a educação de bebês no contexto da Educação Infantil. Para tanto, os referenciais teóricos utilizados foram os das discussões referentes à abordagem ontogenética das representações sociais em diálogo com a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Ao assumir tal perspectiva, o artigo examina diferentes significações sobre criança e identifica prescrições relativas às práticas educativas destinadas aos bebês. Por meio da análise de um episódio ilustrativo da atividade de um bebê no contexto do berçário, discute-se o valor da narratividade para o desenvolvimento infantil, tomando-a como elemento orientador para se pensar o currículo para a Educação de bebês. Os resultados indicaram, primeiramente, a necessidade de uma construção pedagógica e social do ato educativo destinado à criança pequena; em segundo lugar, pautando-se em reflexões advindas a partir do episódio selecionado, busca-se sugerir uma possibilidade de se pensar o currículo como narração, de modo a atender essa especificidade educacional, uma vez que o grupo de informantes consultados, nesse caso, os bebês, se apresentou de forma potente, ativa e inventiva nas suas relações com os adultos, seus pares e o espaço do berçário.

Palavras-chave: Currículo. Educação de bebês. Narrativa.

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Biografia do Autor

Iury Lara Alves, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança, 78060-900, Cuiabá, MT, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: I.L. ALVES. E-mail: <laraalves.iury@gmail.
com>.

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367, Boa Esperança, 78060-900, Cuiabá, MT, Brasil. 

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Publicado

2015-05-15

Como Citar

Alves, I. L., & Andrade, D. B. da S. F. (2015). Educação de bebês: entre a linearidade e a narrativa. Revista De Educação PUC-Campinas, 20(1), 1–11. https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n1a2939