Ética e prática educativa na sociedade líquida
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2722Palavras-chave:
Ética, Sociedade líquida, ValoresResumo
O presente artigo resulta de reflexões e ponderações acerca do compromisso ético do educador na e para com a educação na sociedade líquida pós-moderna. Alentados pelo pensamento de autores e teóricos, como Zygmunt Bauman, Hannah Arendt, Aristóteles, Alípio Casali, Paulo Freire, entre outros, procuramos tematizar a tarefa ética do educador do século XXI, demonstrando a urgência do cultivo de virtudes que possam sustentar o trabalho do professor em uma sociedade onde nada é feito para durar: tudo é feito para esvair-se, ser derrogado, depreciado na fluidez e na liquidez em que vivemos. Para cumprir o objetivo do texto, estruturamo-lo em três eixos básicos: Tratando da ética e seus contornos; Ética e sociedade líquida: o que permanece? Educar e educar-se para a prática da virtude. Concluímos apontando uma possível direção para que se concretize o compromisso ético do professor.
Palavras-chave: Ética. Sociedade líquida. Valores.
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