A formação pedagógica em disciplinas de conteúdo matemático nas licenciaturas em matemática
Palavras-chave:
Formação de Professores de Matemática, Educação Matemática, Matemática do MatemáticoResumo
Neste artigo procuro partir de uma situação fortemente estabelecida em nossas licenciaturas em Matemática, e examinar por que motivos, e em que medida, isto pode e deve ser mudado. A existência de cursos de “conteúdo matemático” (Cálculo, por exemplo), desarticulados teórica e praticamente do que seja a profissão do professor de Matemática, se apresenta como um enorme desafio para a comunidade de formadores. Este artigo propõe uma direção na qual a discussão pode se mostrar frutífera. Ao mesmo tempo em que não há um corpo consistente e sólido de resultados de pesquisas, mostrando qual seja o impacto da formação “matemática” na prática do professor, decisões curriculares são tomadas como se houvesse, mas baseadas apenas em opinião informada pela tradição e por alguma, não-especificada, experiência na área. Não pretendo, aqui, suprir o que parece faltar, apenas indicar alguns elementos que me parecem úteis e necessários, se queremos, efetivamente, conduzir a pesquisa que pode nos levar adiante.
Downloads
Referências
BUENO, M.A.T. & LINS, R. The history of Mathematics in the education of Mathematics teachers: an innovative approach. Proceedings of the 2nd lnternational Conference on the Teaching of Mathematics (at undergraduate levei); Boston: Wiley, 2002 .
KIRSHNER, D. The structural algebra option revisited. ln SUTHERLAND, R.; ROJANO, T.; BELL, A.; LINS, R. (Eds.). Perspectives on school algebra. Dordrecht: Kluwer, 2001.
KNIJNIK, G. Exclusão e resistência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
LINS, R. Matemática, monstros, significados e educação matemática. ln LINS, R. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.
LINS, R. & KAPUT, J. The early development of algebraic reasoning: the current state of the field. ln SATECY, K.; CHICK H. & KENDAL M. (Eds).
The future of the teaching and learning of algebra: the 12th ICMI Study. Dordrecht: Kluwer, 2005.
LINS, R. & GIMENEZ, J. Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.
LINS, R.; SILVA, A.M. da; OLIVEIRA, V.C.A de & NORIEGA, - T. Of course the R"3 is blue! . Proceedings of the 2nd lnternational Conference on the Teaching of Mathematics (at undergraduate levei). Boston: Wiley, 2002 http://www.math.uoc.gr/-ictm2>.
MOSES, R. Radical equations: maths literacy and civil rights. Boston: Beacon Press, 2001.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.