A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de matemática

Autores

  • Maria Célia Leme da Silva

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores de Matemática, Formação Contínua de Professores de Matemática, Ensino de Geometria

Resumo

A pesquisa apresentada está inserida numa pesquisa maior cujo problema de investigação era identificar contribuições que o uso da ferramenta informática CABRI-GEOMETRE li pode trazer para a formação do professor de Matemática. A metodologia utilizada baseou-se na prática de investigação segundo o modelo interpretativo (PÉREZ GÓMEZ, 1998). Desenvolvemos dois projetos: um com professores de Matemática em exercício e outro com alunos do curso de Licenciatura em Matemática. Neste artigo, analisaremos o papel do trabalho coletivo nos projetos. A pesquisa concluiu que a força adquirida com o trabalho coletivo e a riqueza de discussões que surgiram no decorrer dos projetos, alimentada pelas vivências, experiências e conhecimentos de cada participante, foram os elementos determinantes para o desenvolvimento dos dois projetos, tanto o permanente como o inicial. Os projetos favoreceram a troca de conhecimentos tanto do ponto de vista teórico como prático, que correspondem aos elementos essenciais para a construção e reconstrução do conhecimento pedagógico especializado (IMBERNÓN, 1998).

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Referências

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Publicado

2005-06-30

Como Citar

Silva, M. C. L. da. (2005). A importância do trabalho coletivo na formação inicial e contínua de professores de matemática. Revista De Educação PUC-Campinas, (18). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/265

Edição

Seção

Artigos