A formação de formadores: que formação é essa?

Autores

  • Sergio Lorenzato

Palavras-chave:

Formação de Formadores, Formação de Professores, Ensino de Matemática

Resumo

São formadores de professores para atuar no ensino de Matemática professores que - em cursos de Licenciatura ou Bacharelado, Pós-Graduação, atualização e aperfeiçoamento etc.- se ocupam da formação inicial/continuada, da qualificação profissional dos professores de Matemática. Têm diferentes procedências, do ponto de vista da natureza, forma e lugar em que sua própria formação ocorre. Tal formação é complexa e diversa, considerando-se as áreas de interesse, as vivências acadêmicas e o trajeto profissional de cada um, porém, grande parte dela é realizada em contextos e cursos similares àqueles em que atua. Sendo professores, os formadores portam e produzem conhecimentos de e sobre a Matemática e saberes didático-pedagógicos que nas oportunidades de formação possibilitam aos formandos, entre outros aspectos, aproximar teoria e prática, romper o isolamento e distanciamento entre disciplinas de conteúdos específicos de Matemática e disciplinas pedagógicas e construir significados no ensinar Matemática. Ante as mudanças que hoje se verificam quanto à compreensão do papel do professor de Matemática e quanto à institucionalização e profissionalização da sua formação, cabe-nos continuar discutindo, essencialmente, as características do conhecimento necessário ao professor que forma professores de Matemática, os desafios atuais que a ele se apresentam e os espaços formais e informais nos quais seu conhecimento profissional é gerado. Para isso serão considerados, como referência, fatos e processos de nossas próprias experiências de formadores tendo em vista que a experiência de cada um de nós revela um estado e um estágio possíveis dessa formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZCÁRATE GODED, P. EI conocimiento profesional: naturaleza, fuentes, organización y desarrollo. Quadrante. Vol 8, 1999.

BROMME, R. Beyond subject matter: a psycological topology of teachers' professional knowledge. ln R. Biehler, R. Scholz, R. Strãber & B.Winkelman (Eds.). Didactics of Mathematics as a scientific discipline. Dordrecht: Kluwer Academic Pb., 1994.

GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil. 1998.

GROUWS, D. A. & SHUL TTZ, K. A. Mathematics teacher education. ln Sikula (Ed.) Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, 1996.

SÁNCHEZ, M. Victória& GARCIA, M. Formadores de profesores de matemáticas. Qué puede aportar la didáctica de la Matemática a su formación?ln M. Carmen P. Martínez, Germán T. Gironés, Julia Valls González (coord.). Aporta ciones de la didáctica de la Matemática a diferentes perfiles profesionales. U. Alicante, Espafia, 2002.

WILSON, S., SHULMAN, L. & RICHERT, A. 150 different ways' of knowing: representations of knowledge in teaching. ln J. Calderhead (Ed.). Exploringteachers'thinking. London: Cassei Education, 1987.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Como Citar

Lorenzato, S. (2005). A formação de formadores: que formação é essa?. Revista De Educação PUC-Campinas, (18). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/262

Edição

Seção

Artigos