Avaliação da pós-graduação no Brasil

Autores

  • Heitor Luiz Furtado Universidade do Vale do Itajaí
  • Regina Célia Linhares Hostins Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2611

Palavras-chave:

Avaliação , Educação , Pós-Graduação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as ideias elaboradas por pesquisadores da área da educação, no sentido de construir um quadro conceitual crítico a respeito das políticas de avaliação da pós-graduação brasileira. Foram selecionados pesquisadores cujos trabalhos discutiam a política de avaliação dos programas de pós-graduação no país. Posteriormente, foi realizada uma busca no Currículo Lattes, a fim de catalogar e analisar os trabalhos sobre o tema. O estudo apresenta o percurso histórico da pós-graduação brasileira e de seu sistema de avaliação, bem como o modelo de avaliação atualmente adotado e, por fim, um quadro crítico com as principais ideias dos pesquisadores acerca do tema. Como resultado, apontam-se três eixos de crítica: o caráter homogeneizador do modelo, sua preocupação com a quantidade da produção, e outras críticas diversas. Conclui-se que o modelo avaliativo sofreu e sofre inúmeras mudanças no decorrer de seu percurso histórico e que as críticas construtivas auxiliam no amadurecimento do modelo.

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Biografia do Autor

Heitor Luiz Furtado, Universidade do Vale do Itajaí

Mestrando, Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Uruguai, 458, Centro, 88302-900, Itajaí, SC, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: H.L. FURTADO. E-mail: <heitorluizfurtado@hotmail.com>.

Regina Célia Linhares Hostins, Universidade do Vale do Itajaí

Professora Doutora, Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Pós-Graduação em Educação. Itajaí, SC, Brasil.

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Publicado

2014-04-19

Como Citar

Furtado, H. L., & Hostins, R. C. L. (2014). Avaliação da pós-graduação no Brasil. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(1), 15–23. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2611

Edição

Seção

Seção Temática: Políticas Públicas e Gestão da Educação