Avaliação da pós-graduação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n1a2611Palavras-chave:
Avaliação , Educação , Pós-GraduaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar as ideias elaboradas por pesquisadores da área da educação, no sentido de construir um quadro conceitual crítico a respeito das políticas de avaliação da pós-graduação brasileira. Foram selecionados pesquisadores cujos trabalhos discutiam a política de avaliação dos programas de pós-graduação no país. Posteriormente, foi realizada uma busca no Currículo Lattes, a fim de catalogar e analisar os trabalhos sobre o tema. O estudo apresenta o percurso histórico da pós-graduação brasileira e de seu sistema de avaliação, bem como o modelo de avaliação atualmente adotado e, por fim, um quadro crítico com as principais ideias dos pesquisadores acerca do tema. Como resultado, apontam-se três eixos de crítica: o caráter homogeneizador do modelo, sua preocupação com a quantidade da produção, e outras críticas diversas. Conclui-se que o modelo avaliativo sofreu e sofre inúmeras mudanças no decorrer de seu percurso histórico e que as críticas construtivas auxiliam no amadurecimento do modelo.
Downloads
Referências
Brasil. Conselho Federal de Educação. Conselho de Ensino Superior. Parecer nº 977/65, de 3 de dezembro de 1965. Definição dos cursos de pós-graduação. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/ensaio/v08n27/v08n27a09.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2012.
Bianchetti, L.; Machado, A.M.N. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. Florianópolis: UFSC; São Paulo: Cortez, 2009.
Bianchetti, L.; Souza, S.Z. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: o protagonismo da Anped. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.36, p.389-409, 2007.
Catani, A.M.; Hey, A.P. O impacto da avaliação no desenvolvimento e na reconfiguração do campo universitário brasileiro. In: Oliveira, J.F.; Catani, A.M.; Ferreira, N.S.C. (Org.). Pós-graduação e avaliação: impactos
e perspectivas no Brasil e no cenário internacional. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 53-80.
Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação da pós-graduação. 2012. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/avaliacao-dapos-graduacao>. Acesso em: 10 maio 2012.
Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Reformulação do sistema de avaliação da pós--graduação: o modelo a ser implantado na avaliação de 1998. Brasília: Capes. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2012.
Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório da comissão internacional de avaliação sobre os processos de avaliação dos programas de pós-graduação da Capes. Infocapes: boletim informativo, v.5, n.2, p.21-26, 1997. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/publicacoes>. Acesso em: 5 mar. 2012.
Fávero, O. Reavaliando as avaliações da Capes. In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa. A avaliação da pós-graduação em debate. São Paulo: ANPEd, 1999, p.5-27.
Fonseca, M.; Oliveira, J.F. A avaliação da pós-graduação e o seu impacto no trabalho acadêmico dos professores brasileiros. In: Oliveira, J.F.; Catani, A.M.; Ferreira, N.S.C. (Org.). Pós-graduação e avaliação: impactos e perspectivas no Brasil e no cenário internacional. Campinas: Mercadode Letras, 2010. p.102-128.
Germano, J.W. Estado militar e educação no Brasil. São Paulo: Cortez, 1993.
Horta, J.B. Avaliação da pós-graduação: com a palavra o coordenador de programas. In: Bianchetti, L.; Sguissardi, V. (Org.). Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação. Campinas: Autores Associados, 2009. p.101-131.
Horta, J.B.; Moraes, M.C.M. O sistema Capes de avaliação da pós-graduação: da área de educação à grande área de ciências humanas. Revista Brasileira de Educação, v.6, n.30, p.95-106, 2005.
Hostins, R.C.L. Formação de pesquisadores na pós-graduação em educação: embates epistemológicos, dimensões ontológicas. 2006. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
Moraes, M.C.M. Avaliação da pós-graduação brasileira: novos paradigmas, antigas controvérsias. In: Bianchetti, L.; Machado, A.M.N. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002. p.187-214.
Kuenzer, A.Z.; Moraes, M.C.M. Temas e tramas na pós-graduação em educação. In: Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação. Campinas: Autores Associados, 2005. p.177-205.
Sguissardi, V. A avaliação defensiva no modelo Capes de avaliação: é possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado? Revista Perspectiva, v.24, n.1, p.49-88, 2006.
Oliveira, J.F.; Fonseca, M. A pós-graduação brasileira e o seu sistema de avaliação. In: Oliveira, J.F.; Catani, A.M.; Ferreira, N.S.C. (Org.). Pós-graduação e avaliação: impactos e perspectivas no Brasil e no cenário internacional. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p.15-52.
Trindade, H. O discurso da crise e a reforma universitária necessária da universidade brasileira. In: Mollis, M. (Ed.). Las universidades em América Latina: reformadas o alteradas?: La cosmética del poder financiero. Buenos Aires: Clacso, 2003. p.160-179.
Verhine, R.E; Dantas, L.M.V. Reflexões sobre o sistema de avaliação Capes a partir do V plano nacional de pós-graduação. Revista Educação Pública, v.18, n.37, p.295-310, 2009.