Os dilemas vividos por professores eventuais de matemática
Palavras-chave:
Formação de Professores de Matemática, ProfessorEventual, Educação MatemáticaResumo
O presente texto busca caracterizar os professores de Matemática que atuam como eventuais nas escolas públicas de algumas cidades do estado de São Paulo. Esses professores, formados, em sua maioria, em Matemática, possuem e enfrentam dilemas na prática em sala de aula. Buscamos neste trabalho conhecer esses dilemas para entender os processos por que passam os professores, em início de carreira, ou não, já que constatamos que vários professores já atuam há muitos anos como eventual. Percebe-se que, mesmo diante das diversidades, os professores eventuais procuram desenvolver esquemas práticos para que sua atuação seja importante para os alunos. Por outro lado, faz-se necessário questionarmos a quem interessa a permanência das atuais condições de trabalho do professor eventual.
Downloads
Referências
FI ORE NTI N I et al. O Desafio de ser professor de Matemática hoje. ln Anais XI Conferência lnteramericana de Educação Matemática. Blumenau: SBEM, 2003.
GARCIA BLANCO, Maria Mercedes. A formação inicial de professores de Matemática: fundamentos para a definição de um currículo. ln FIORENRINI, Dario (Org.). Formação de Professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
GONÇALVES, Jean Piton; GOMES, Kleber. O Professor Eventual em uma escola pública de Campinas. Campinas: CEMPEM/Unicamp, 2001. (Monografia de Graduação), 54p.
HARGREAVES, Andy. Os professores em tempo de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Portugal: MacGraw-Hill, 1998.
HARGREAVES, Andy; EARL, Lorna; MOORE, Shawn & MANNING, Susan. Aprendendo a mudar: o ensino para além dos conteúdos e da padronização. Porto Alegre: Artemed, 2002.