O tripé: prática de ensino, trabalho de conclusão e estágio supervisionado nos cursos de licenciatura plena em matemática
Palavras-chave:
Projeto Político Pedagógico, Licenciatura em Matemática, Educação Matemática, Avaliação e InterdisciplinaridadeResumo
O presente artigo constitui-se parte de um estudo sobre a construção do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura Plena em Matemática de uma faculdade particular localizada no Grande ABC Paulista - Brasil. Seu objetivo é apresentar a experiência desenvolvida no referido curso a fim de chegar a uma interpretação crítica da importância da indissociabilidade entre prática de ensino, estágio curricular e trabalho de conclusão de curso. Entrevistas, depoimentos, questionários e documentos foram utilizados como procedimentos metodológicos no estudo. Os resultados parciais da pesquisa que vem sendo realizada mostram de que maneira o trabalho interdisciplinar entre a Prática de Ensino, o Trabalho de Conclusão de Curso e o Estágio Supervisionado vêm se configurando no sentido de construir um processo indispensável, que vai além da mera determinação legal (Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado), sendo compreendido como um reflexo da concepção de mundo e de educação do corpo docente e da instituição, apresentando uma intrínseca conexão entre opções epistemológicas e metodológicas. Entendido como processo, o Projeto Político Pedagógico não se caracteriza apenas como um instrumento de informação, apresenta prioritariamente a função pedagógica de desenvolver o conhecimento sobre a qualidade das atividades de docência, dos relacionamentos interpessoais, da atenção às necessidades do futuro docente, buscando garantir que os cursos de licenciatura sejam capazes de formar não somente profissionais, mas acima de tudo, cidadãos profissionais.
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Referências
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