A atual legislação educacional brasileira para formação de professores: origens, influências e implicações nos cursos de licenciatura em Matemática
Palavras-chave:
Legislação Educacional, Formação de Professores, Licenciatura em Matemática, Educação MatemáticaResumo
O presente trabalho tem como objetivo pesquisar a formação de professores de Matemática no Brasil, analisando as propostas apresentadas e interpretações que estão sendo feitas pelos coordenadores de cursos de Licenciatura em Matemática a respeito da atual legislação oficial para formação de professores, no momento atual. Para tanto, analisamos a origem histórica, as influências teóricas - principalmente a prática reflexiva, segundo Donald Schón, e as competências, segundo Philippe Perrenoud - as relações entre teoria e prática e as interferências de agências de fomento internacional, como o Banco Mundial, na elaboração das diretrizes oficiais. Em seguida, realizamos quatro entrevistas, em que os coordenadores de instituições de Ensino Superior foram convidados a expor suas idéias, dúvidas e sugestões a respeito da reformulação dos cursos de Licenciatura em Matemática face à nova demanda imposta pelas Resoluções 01 e 02 do CP/CNE de 2002. Constatamos que, por parte dos coordenadores de cursos de Licenciatura em Matemática, os conceitos fundamentais veiculados pela atual legislação e as discussões tornam-se inócuas frente aos graves problemas que estes cursos enfrentam atualmente. Aliás, esta parece ser a grande implicação das propostas governamentais: estar longe da realidade dos cursos. Notamos, também, que as propostas governamentais não foram totalmente colocadas em prática nos cursos, o que deveria ter ocorrido em fevereiro de 2004. Por outro lado, os coordenadores propuseram alternativas para superarem as contradições existentes na elaboração das diretrizes oficiais, o que nos leva a crer que, com um pouco de informação e a disseminação das pesquisas existentes, as IES poderão obter resultados expressivos na reformulação de seus cursos.
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