Conhecimento matemático de professores polivalentes
Palavras-chave:
Formação do Professor Polivalente, Educação Conceituai Matemática, Ensino FundamentalResumo
Este texto discute a possibilidade de (re)signífícação da relação com a Matemática por parte de alunos dos três cursos de Pedagogia da Unicamp, mediante a proposta da educação conceituai que enfoca o desenvolvimento dos nexos conceituais com referência à dimensão lógico-histórica do conceito, tratada por Kopnin (1978) em combinação com a dinâmica relacional de sala de aula que articula os momentos do emblema, dilema e problema da elaboração conceituai. Esta proposta tem por objetivo possibilitar ao professor e futuro professor um reencontro com os conceitos fundamentais da Matemática (Caraça, 2002), com vistas a reavaliar sua relação com esta área de conhecimento e a sua própria prática. Das reflexões sobre as aulas, feitas pelos alunos, em seus portifólios e memoriais, definiu-se dois tipos de relação com a Matemática, numa reuniu-se os alunos que dizem não estarem tranquilos quanto a sua relação com a disciplina, na outra, os alunos, em minoria, que têm na Matemática um desafio. Pode-se perceber, das falas, um movimento com a Matemática que se desloca, durante o desenvolvimento da disciplina, de uma relação de rejeição, descaso e fuga para uma perspectiva de desafio, significado pessoal e conquista. Este movimento não diz respeito à totalidade dos alunos da disciplina, mas pode-se afirmar, da leitura dos portifólios e memoriais, que se manifesta como uma tendência geral nos três cursos.
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Referências
CARAÇA, B. de J. Conceitos Fundamentais da Matemática. 4.ed. Lisboa: Gradiva, 2002.
DAVIDOV, V. V. Tipos de generalización en la ensenanza. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1985.
KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1978.
LIMA, L. C. A dialética do conceito. São Paulo: CETEAC, Mimeo, 1998.