Os fundamentos do ensino da matemática e o curso de pedagogia

Autores

  • Mercedes B. Q. de Carvalho Pereira dos Santos

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Fundamentos do Ensino de Matemática, Educação Básica

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de aprendizagem de alunas2 nas disciplinas de Matemática, na educação básica, e sobre os fundamentos do ensino da Matemática, no curso de Pedagogia. As alunas que participa­ram da pesquisa estão cursando o quinto ou o sexto semestre do curso de Pedagogia em uma instituição da cidade de São Paulo onde eu sou docente. Em sua maioria, são professoras da educação infantil ou ensino fundamental, séries iniciais, no sistema público de ensino, e cursaram a educação básica também na rede pública. As respostas revelaram que elas carregam muitas dúvidas e insegurança em relação ao ensino da Matemática, pois muitas disseram não ter conseguido aprender, quando cursaram a educação básica, alguns conceitos matemáticos que são fundamentais para o desenvolvimento do seu trabalho docente. Também revelaram que sentiam indiferença ou horror em relação ao professor e à Matemática no seu tempo de estudante. Mas, demonstraram preocupação de não transferir para os seus alunos esse sentimento negativo em relação à matéria. As alunas do sexto semestre revelaram ainda que a disciplina Fundamentos do Ensino da Matemática foi preponderante para mudarem a visão que tinham em relação à matéria, contribuindo assim para a mudança de postura com os seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BICUDO, Maria A. Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. Educação Matemática, pesquisa em ação. São Paulo: Cortez, 2004.

CARVALHO, Mercedes Betta Quintano. Os saberes profissionais dos professores de educação de jovens e adultos. São Paulo: PUC-SP (Dissertação de mestrado), 2002.

CURY, Helena Noronha (org.). Formação de professores de Matemática. uma visão multifacetada. Porto Alegre: EDUPUC-RS, 2001.

D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática da teoria à prática. 9.ed. Campinas: Papirus, 2002.

FIORENTINI, Dario; CASTRO, Francisca Carneiro de. Tornando-se professor de Matemática: o caso de Allan em prática de ensino e estágio supervisionado. ln: FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de professores de Matemática. Explorando novos caminhos com outros olhares.Campinas: Mercado das Letras, 2003.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. ln: NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e sua formação. Porto: Porto Editora, 1995.

PEREZ, Geraldo. Formação de professores de Matemática sob a perspectiva do desenvolvimento profissional. ln: BICUDO, Maria A. Viggiani (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Unesp, 1999.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores universitários. ln: Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Anped. Jan./fev./ mar./abr. 2000, p. 5-24.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Como Citar

Santos, M. B. Q. de C. P. dos. (2005). Os fundamentos do ensino da matemática e o curso de pedagogia. Revista De Educação PUC-Campinas, (18). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/242

Edição

Seção

Artigos