Análise do juizo moral emitido por estudantes de pedagogia

Autores

  • Sandra Maria da Silva Sales Oliveira
  • Sônia Lúcia Andere Teixeira
  • Benedito Marcílio Magalhães
  • Joelma Pereira de Faria

Palavras-chave:

Formação de Professores, Curso de Pedagogia, Juízo Moral

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar qual o tipo de raciocínio moral é usado pelos estudantes do curso de Pedagogia da UNIVÁS – Universidade do Vale do Sapucaí (MG). Para isso solicitou-se aos alunos que respondessem às questões propostas no “dilema de Heinz”, proposto por Kohlberg (1984). Participaram da pesquisa 88 graduandos com idade compreendida entre 18 e 48 anos, de ambos os sexos. Dos 88 alunos, 15 alunos cursam o primeiro ano de Pedagogia, 29 alunos o segundo ano, 16 alunos o terceiro ano e 28 alunos no 4º ano. Os sujeitos foram classificados de acordo com os níveis de desenvolvimento moral segundo Kohlberg (1984). Os resultados revelaram que os sujeitos encontram-se nos três níveis, sendo que a maioria (63,6%) encontra-se no nível II. Pôde-se concluir que há a necessidade de trabalhar o desenvolvimento moral dos alunos do curso de Pedagogia no sentido de que adquiram o nível III e desenvolvam a autonomia moral para melhor se colocarem no campo profissional em benefício de seus futuros alunos.

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Referências

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Publicado

2005-11-30

Como Citar

Oliveira, S. M. da S. S., Teixeira, S. L. A., Magalhães, B. M., & Faria, J. P. de. (2005). Análise do juizo moral emitido por estudantes de pedagogia. Revista De Educação PUC-Campinas, (19). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/238

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa