Disciplina e liberdade em Kant

um estudo a partir da obra “Sobre a Pedagogia”

Autores

  • Danilo Rodrigues Pimenta Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2370

Palavras-chave:

Disciplina, Educação, Liberdade

Resumo

Quando Kant foi professor na Universidade de Königsberg, as disciplinas pedagógicas eram secundárias, não existiam sequer professores específicos para elas. Esses se revezavam para ministrar as Lições de Pedagogia. Ficou a cargo de Immanuel Kant ministrar essas preleções em 1776/1777, 1783/1784 e 1786/1787. Foram essas lições que deram origem à obra “Sobre a Pedagogia”, que será analisada neste artigo. A referida obra oscila entre a exposição de princípios e enunciados de conselhos práticos. Trata-se de um texto conciso que se relaciona com suas pesquisas sobre a moral. A proposta deste artigo é investigar como, para Immanuel Kant, o aprimoramento da natureza humana ocorre por meio da educação, sendo a disciplina fundamental para esse propósito que, por sua vez, não está em desacordo com a liberdade. Enfim, o objetivo deste texto é percorrer a proposta kantiana de educação prática, tal como consta na obra “Sobre a Pedagogia”. Para essa finalidade, além da obra kantiana, não serão dispensadas as produções de estudiosos do pensamento do filósofo alemão.

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Biografia do Autor

Danilo Rodrigues Pimenta, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando, Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Bertrand Russel, 801, Cidade Universitária Zeferino Vaz, 13083-865, Campinas, SP, Brasil. E-mail: <danilopimenta@hotmail.com>.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Pimenta, D. R. (2013). Disciplina e liberdade em Kant: um estudo a partir da obra “Sobre a Pedagogia”. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(3), 349–354. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2370

Edição

Seção

Artigos