Mídia-educação e arte-educação: uma aproximação mais que cabível

Autores

  • Solange Puntel Mostafa
  • Luis Fernando Máximo

Palavras-chave:

Mídia-educação, Educacional Sites, Formação de Professores

Resumo

A pesquisa objetiva verificar o equilíbrio entre dimensões exploratórias, interativas e educativas presentes em sites educacionais.   Baseados em nossa experiência de navegação pessoal, levantamos 103 sites educacionais e sistematizamos as informações em cinco categorias como: 1) Proposta ou filosofia do site; 2) Formação de Equipe; 3) Tipo de Iniciativa; 4) Acesso, Parceria, Público Alvo; 5) Destaque. Ao término desta análise estatística, partimos para conhecer a relação que os professores da rede municipal estabelecem com alguns desses sites nas práticas escolares. Isso foi feito através da ferramenta Blog com seis professores responsáveis pelos laboratórios de informática das escolas. Essas duas etapas nos levaram à construção do ‘Site do Professor do Município’, onde elegemos as seguintes categorias de repositório e consulta: Material Didático, Aulas Prontas, Projetos e Planos de Aula, Jogos Educativos, Vídeos e Trailers de filmes para uso pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELLONI, M. L. Mídia-educação ou comunicação educacional? Campo novo de teoria e de prática. In BELLONI, M. L. (org.). A formação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Loyola, 2002.

FARIA, Carlos & CAMBOIM. Elaborando e Avaliando Sites Educacionais. Disponível em: .

JACQUINOT, O que é um educomunicador; o papel da comunicação na formação dos professores. Disponível em: <http://www.eca. usp.br/nucleos/nce/artigos.html>

LEVY, P. As tecnologias da inteligência; o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993

LUCENA Marisa; Lucena A.; Lucena, Beto. O desenvolvimento de sites temáticos dentro de um portal comprometido com a qualidade da informação para a educação. Disponivel em: .

LUCENA, Marisa. Portal de Educação Edukbr; Conect@ - número 4 - fevereiro/2002 Disponibilizado em: <http://www.revistaconecta.com/conectados/marisa_portal.htm> revista Arquivo capturado em 20.02.2003.

MOSTAFA, S.P; MÁXIMO, L. F. Portal, paper ou revistas pedagógicas? In: XII ENDIPE. Conhecimento local e conhecimento universal. Curitiba, ago/set 2004

PIQUÉ, Jorge. A. Internet e a transformação da vida acadêmica. Disponível em: <http://intelecto.net/ead/artigos.2000>.

SILVEIRA, Sônia M. Site educacional: portal para a formação continuada. São Paulo, Centro Universitário Nove de julho UNINOVE – Curso de Pedagogia, 2002. (monografia capturada em 20/02/2003).

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: ou a comunicação nos espaços educativos. IN: Bicudo, M. A V. Formação do educador e avaliação educacional. v.4 São Paulo, Ed. UNESP, 1999 p.105-118.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2005-11-30

Como Citar

Mostafa, S. P., & Máximo, L. F. (2005). Mídia-educação e arte-educação: uma aproximação mais que cabível. Revista De Educação PUC-Campinas, (19). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/237

Edição

Seção

Artigos