O ensino da língua materna nos currículos dos cursos de Pedagogia

Autores

  • Geysa Spitz Alcoforado de Abreu Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jilvania Lima dos Santos Bazzo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Dalva Maria Alves Godoy Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2369

Palavras-chave:

Formação linguística. Linguagem. Práticas de letramento.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados preliminares de um estudo sobre o lugar da língua materna nos cursos de Pedagogia no Brasil. Optou-se pela abordagem qualitativa a fim de buscar resolver o seguinte problema: De que forma vem se realizando a formação linguística do pedagogo de sorte a prepará-lo para levar seus alunos a desenvolver compreensão leitora e produção textual adequadas às diferentes situações discursivas? A partir dos anos 1990, a maioria das Faculdades de Educação buscou atender a demandas sociais específicas, contudo a área da linguagem ocupou uma posição de menor destaque. Os resultados indicam a naturalização dos conhecimentos exigidos aos acadêmicos e a desconsideração de práticas de linguagem como sendo necessárias ao ensino. Ciente das lacunas na sua formação inicial, defende-se uma revisão curricular desses cursos de Pedagogia para que os alunos sejam diplomados com inserção nas práticas de letramento, o que inclui reflexão teórica no campo da linguística e experiência de leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Geysa Spitz Alcoforado de Abreu, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Doutora, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação. Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, 88035-001, Florianópolis, SC, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: G.S.A. ABREU. E-mail: <geysa.abreu@uol.com.br>.

Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Doutora, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação. Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, 88035-001, Florianópolis, SC, Brasil.

Dalva Maria Alves Godoy, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Doutora, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação. Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, 88035-001, Florianópolis, SC, Brasil.

Referências

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Abreu, G. S. A. de, Bazzo, J. L. dos S., & Godoy, D. M. A. (2013). O ensino da língua materna nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(3), 341–348. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2369

Edição

Seção

Artigos