O papel das narrativas na aprendizagem da docência

um enfoque no aspecto das interações humanas

Autores

  • José Antônio Araújo Andrade Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2367

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência, Desenvolvimento profissional, Estágio supervisionado, Formação (com)partilhada de professores

Resumo

Neste artigo, o objetivo principal foi analisar algumas das contribuições de um trabalho de formação compartilhada entre uma professora de Matemática da educação básica e futuros professores, estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, ao desempenharem suas atividades de estágio supervisionado. Optou-se por investigar essa experiência de trabalho compartilhado a partir de narrativas, por acreditar ser pelo próprio sujeito que se pode perceber a sua aprendizagem. Procurou-se analisar e discutir aspectos que mostram a docência como uma atividade essencialmente permeada por interações humanas. Nesse sentido, foi dado enfoque a um dos elementos da aprendizagem dos estagiários com a professora-supervisora: o planejamento na gestão curricular em Matemática.

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Biografia do Autor

José Antônio Araújo Andrade, Universidade Federal de Lavras

Professor Doutor, Universidade Federal de Lavras, Departamento de Ciências Exatas, Campus Universitário, 37200-000, Lavras, MG, Brasil. E-mail: <joseaaa.dex.ufla@gmail.com>.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Andrade, J. A. A. (2013). O papel das narrativas na aprendizagem da docência: um enfoque no aspecto das interações humanas. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(3), 311–326. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n3a2367

Edição

Seção

Seção Temática: Escritas, narrativas & formação docente em Educação Matemática