Trilhas investigativas: localizando a inovação na prática pedagógica da universidade

Autores

  • Maria Isabel Cunha
  • Mari Margarete dos Santos Forster

Palavras-chave:

Pedagogia Univertária, Inovações Pedagógicas, Docência universitária

Resumo

A Universidade, na perspectiva de fazer rupturas com a racionalidade técnica, tem sido objeto de inovações que almejam uma nova configuração de saberes, ultrapassando a perspectiva dicotômica imposta pela modernidade. A investigação “Pedagogia Universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais”, vêm analisando, no âmbito de duas universidades brasileiras, práticas pedagógicas em cursos superiores de graduação que estimulam a reconfiguração de saberes relacionados com o ensinar e o aprender. Selecionamos, para análise nessa comunicação, o depoimento de professores protagonistas de experiências que rompem com as práticas tradicionais de ensinar e aprender e favorecem a possibilidade de articulação entre saberes, lançando mão de novas racionalidades que atingem, as relações entre teoria-prática. Essas experiências parecem fundamentais, especialmente no contexto das políticas públicas de avaliação institucional que, no Brasil, vinham estabelecendo ethos regulatórios que privilegiaram a lógica da produtividade, sem valorizar as diferenças e sua condição emancipatória.

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Publicado

2006-11-30

Como Citar

Cunha, M. I., & Forster, M. M. dos S. (2006). Trilhas investigativas: localizando a inovação na prática pedagógica da universidade. Revista De Educação PUC-Campinas, (21). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/205

Edição

Seção

Artigos