Um olhar ético sobre o valor de educar
Palavras-chave:
Valores, Educação, Moral, ÉticaResumo
Este trabalho aponta os valores como constituintes da ação humana transformadora do mundo e destaca o espaço da prática moral e da reflexão ética. Propõe uma reflexão sobre a presença dos valores morais na ação dos educadores e sobre a necessidade do olhar ético sobre a educação. Levando em conta as características da sociedade contemporânea, problematiza algumas atitudes assumidas pelos professores diante de situações características de uma “crise” na educação e chama atenção para a urgência de se buscar uma resposta consistente à indagação sobre que vida se quer construir com a contribuição do trabalho educacional.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
GUEDES, M.L. A tragédia invisível na escola, uma leitura girardiana. 1999. 234f. Tese (Doutorado em Educação) . Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo 1999.
LORIERI, M.A.; RIOS, T.A. Filosofia na escola – o prazer da reflexão. São Paulo: Moderna, 2004.
PESSANHA, J.A.M. A ética do cotidiano. Perspectiva Universitária. Rio de Janeiro, Junho, 1993, p.3. Entrevista.?
RIOS, T.A. Ética e competência. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SAVATER, F. O valor de educar. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
VÁZQUEZ, A.S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.