Henri Wallon: leitor de Rousseau

Autores

  • Regina Taam

Palavras-chave:

Henri Wallon, Rousseau, Educação Nova, Pedagogia Progressista

Resumo

O trabalho que apresentamos integra a pesquisa “O pensamento pedagógico de Henri Wallon. Educação e Marxismo”. Analisamos a leitura que Wallon fez de “Emilio ou da Educação”, de Rousseau, para o qual escreveu uma introdução, na edição de 1958. Buscamos capturar os elementos progressistas e as contradições do Grupo Francês de Educação Nova (GFEN), presidido por Wallon. As críticas feitas a “Emilio” evidenciam a aprovação à psicologia de Rousseau, exceto quando trata do feminino, e o reconhecimento de que os contrastes, paradoxos e as antíteses, que marcam o pensamento rousseauniano, evidenciam um “espírito dialético”, ao qual Wallon rende homenagens. Por outro lado, o lugar atribuído à sociedade, na obra em questão, e a proposta de uma educação fortemente individualista são o ponto de ruptura entre a pedagogia burguesa, que Wallon encontrou em “Emilio”, e que criticou em muitos escolanovistas, e a pedagogia progressista, cujas bases apresentam-se, cabalmente, no texto de Wallon que analisamos.

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Referências

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Publicado

2007-11-30

Como Citar

Taam, R. (2007). Henri Wallon: leitor de Rousseau. Revista De Educação PUC-Campinas, (23). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/170

Edição

Seção

Artigos