Planejamento e prática pedagógica no retorno ao ensino presencial

o que relatam as professoras alfabetizadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15099

Palavras-chave:

Alfabetização, COVID-19, Grupo focal, Prática pedagógica, Sistema de escrita alfabética

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir elementos do planejamento e da prática pedagógica mobilizada por professoras alfabetizadoras na região do Campo das Vertentes, Minas Gerais, no contexto da volta ao ensino presencial, após a pandemia da COVID-19. Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior desenvolvida pelo grupo Alfabetização em Rede e, mais especificamente, pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade. Os dados foram produzidos por meio de grupos focais no formato virtual e analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam a presença de avaliações diagnósticas como ponto de partida para a elaboração do planejamento e de práticas pedagógicas voltadas para a atenuação da defasagem na apropriação da língua escrita pelas crianças, com foco no Sistema de Escrita Alfabética. Para isso, as docentes realizavam reagrupamentos dos alunos, sequências didáticas organizadas a partir de gêneros textuais menores, como parlendas, poemas, quadrinhos e jogos que instigam a consciência fonológica. As escolhas metodológicas das docentes sinalizam uma concepção restrita de alfabetização, com a opção por práticas já cristalizadas e amplamente veiculadas em formações continuadas anteriores, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

Passos, A. L. da S., & Almeida, A. C. de. (2025). Planejamento e prática pedagógica no retorno ao ensino presencial: o que relatam as professoras alfabetizadoras. Revista De Educação PUC-Campinas, 30. https://doi.org/10.24220/2318-0870v30a2025e15099

Edição

Seção

Dossiê: Os olhares para a alfabetização, leitura e escrita: pesquisas e vivências docentes