Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino fundamental: a formação docente em ciências biológicas

Autores

  • Selson Garutti
  • Rosemara Tozo

Palavras-chave:

Educação especial, Formação do professor, Licenciatura em Biologia, Socialização

Resumo

A falta de profissionais capacitados na área da Educação Especial faz com que os portadores de necessidades especiais fiquem excluídos das salas de aula convencionais, dificultando a socialização do indivíduo. Diante dessa situação, a proposta de inclusão escolar constitui-se em um desafio para a prática dos educadores. A inclusão social é considerada o processo pelo qual a sociedade se adapta para incluir em seus sistemas sociais pessoas com necessidades especiais, para que, simultaneamente, estas possam se preparar para assumir seus papéis na sociedade. O objetivo deste trabalho consiste em identificar, através de uma pesquisa descritiva, as percepções dos graduandos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Maringá sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do sistema regular de ensino. A pesquisa constituiu-se tendo como sujeitos participantes alunos do 1º e 4º anos do curso de Ciências Biológicas, sendo que a opção por essas duas séries pode ser justificada pelo fato de caracterizarem duas fases importantes na formação do futuro educador. Verificou-se que a formação do futuro educador é preocupante, pois não há uma preparação contínua no decorrer do curso, uma vez que 50% dos alunos sentem-se despreparados e 31% inseguros para lidar com tal situação. A maioria dos entrevistados tem médio grau de interesse em atuar com alunos especiais, embora, 43% classifiquem como mínimos os conhecimentos adquiridos no transcorrer do curso. Considerando a importância da inclusão social para a socialização desses indivíduos, a formação do professor é fundamental nesse processo.

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Publicado

2009-06-30

Como Citar

Garutti, S., & Tozo, R. (2009). Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino fundamental: a formação docente em ciências biológicas. Revista De Educação PUC-Campinas, (26). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/132

Edição

Seção

Artigos