Abandono e evasão escolar
emergência da busca ativa como política pública de educação pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12077Palavras-chave:
Abandono e evasão escolar, Busca ativa escolar, Pós-pandemia, Vulnerabilidade socialResumo
Diante do crescimento das taxas de abandono e evasão escolar na educação básica verificados nos dois anos da pandemia de COVID-19, o artigo discute a busca ativa como estratégia de garantia do direito de acesso à educação e permanência na escola. A partir de uma breve revisão dos conceitos e fatores associados ao binômio abandono-evasão, o texto analisa os dados da Pnad-Contínua de 2022 e do Censo Escolar de 2023, colocando em evidência o cenário de insucesso e exclusão escolar dos grupos mais vulneráveis de estudantes matriculados nos sistemas públicos de ensino. Recorrendo ao exemplo do projeto de busca ativa em um município do ABC Paulista, aponta-se a potencialidade desta metodologia social para a redução das desigualdades educacionais nos territórios e de sua emergência como política pública de educação no contexto pós-pandêmico.
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