Propostas pedagógicas de Fernando de Azevedo sobre o processo educacional
Palavras-chave:
Política, Proposta Pedagógica, EducaçãoResumo
O foco temático deste trabalho é delinear o processo educacional e a proposta pedagógica de Fernando de Azevedo, para, assim, fundamentar e legitimar a concepção política educacional desse sociólogo educador. Desse modo, pretende-se elucidar aqui o processo educacional defendido por Fernando de Azevedo, em torno do qual fundamenta o seu discurso político educacional e pedagógico, assim como os motivos pelos quais ele se explicita de modo mais evidente e objetivo a partir dos anos 1945, ganhando centralidade em seu pensamento e uma maior clarividência das fontes teóricas nas quais se inspira.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernando de. A reconstrução educacional no Brasil. Ao povo e ao governo. O Manifesto dos pioneiros da educação nova. São Paulo: Melhoramentos, 1932.
AZEVEDO, Fernando de. Sociologia educacional: introdução ao estudo dos fenômenos educacionais e de suas relações com os
outros fenômenos sociais. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1951.
AZEVEDO, Fernando de. Na Batalha do humanismo: aspirações, problemas e perspectivas. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos,
a, v 15, p.245-262.
AZEVEDO, Fernando de. A educação entre dois mundos: problemas, perspectivas e orientações. v. XVI. São Paulo: Melhoramentos, 1958b.
PENNA, Luisa. Maria. Fernando de Azevedo, educação e transformação. São Paulo: Melhoramentos. 1987.